12/03/2019

Pesquisadora desenvolve trabalho sobre a confiabilidade dos registros de enfermagem

O trabalho é uma tese de doutorado pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

A pesquisadora Melina Raquel Theobald, defendeu nesta segunda-feira (11) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a tese de doutorado denominada: “Registros de enfermagem: avaliação por triangulação de métodos”.

O trabalho integra o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e foi orientado pela professora Drª Sonia Maria Oliveira de Andrade e co-orientado pelo professor Dr. Alessandro Diogo de Carli. O professor e presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, integrou a banca de defesa da pesquisa.

Segundo Melina, a pesquisa identificou discrepâncias entre o que os profissionais de enfermagem dizem nas anotações e o que efetivamente praticam. “Nas entrevistas o trabalhador reconhece a importância das anotações, entretanto, os prontuários e a observação sistemática participante expressam que na realidade a importância verbalizada, não é realmente praticada pelos profissionais em seu dia-a-dia no desenvolvimento de seus registros”, observa.

A pesquisadora identificou que os profissionais costumam realizar as anotações em locais que favorecem a distração e colocam em risco a fidedignidade dos registros. “Os profissionais executam suas anotações em locais que favorecem a distração, incorporam a prática de copiar e colar o relatório anterior e não direcionam atenção exclusiva durante o desenvolvimento das suas anotações”, relata.

Melina identificou também que os trabalhadores expressam o desejo de melhorar suas anotações e conseguem identificar os pontos falhos de seus registros, algo considerado imprescindível. “É essencial que os próprios trabalhadores façam um exercício de autocritica, no intuito de, identificar as suas falhas e modifica-las, beneficiando não apenas o paciente, como também a instituição, a categoria profissional e o próprio trabalhador”, afirma.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem