02/08/2019

Em 1 semana, Coren-MS fiscaliza 36 unidades de saúde da microrregião Naviraí

Locais que nunca receberam equipes da fiscalização foram alcançados

Enfermeiras do Coren-MS passaram por locais de difícil acesso para fiscalizar atuação profissional e levar apoio à profissionais da Enfermagem – Fotos: arquivo pessoal

Esta semana foi de viagens com muita poeira pelas estradas do interior de Mato Grosso do Sul para as enfermeiras fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), Drª. Alessandra Machado, Drª. Andrieli Aguiar Nunes e Drª. Liniani Cristina Rodrigues Carvalho. Com a missão de fiscalizar o exercício profissional da Enfermagem, o trio visitou 36 unidades de saúde da microrregião de Naviraí – incluindo locais de difícil acesso, que nunca haviam recebido equipes do conselho.

Foram emitidas cerca de 30 notificações relacionadas à pendência de recadastramento profissional; redimensionamento da equipe de Enfermagem; não aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (Sae); e atividades privativas do enfermeiro sendo realizadas por profissionais de nível médio e técnico.

Enfermeiras fiscais aproveitam oportunidade para conversar com colegas e prestar orientações

Conversando com os colegas de cada unidade de saúde visitada, as enfermeiras fiscais prestaram todas as orientações de praxe, além de esclarecerem que o objetivo da fiscalização é melhorar as condições de trabalho e assistência de saúde à população. Os relatórios produzidos acerca da ação serão enviados à Procuradoria da República em Naviraí.

Alessandra, Andrieli e Liniani passaram pelos municípios de Japorã, Eldorado, Mundo Novo, Naviraí e Itaquiraí. Com mais essas visitas, somam-se quase 70% dos postos de trabalho da Enfermagem fiscalizados na macrorregião Grande Dourados.

VISITA INÉDITA À ZONA RURAL DE ITAQUIRAÍ – O maior desafio foi chegar até os profissionais da Enfermagem que atendem no complexo Santo Antônio e no assentamento Santa Rosa, ambos situados na zona rural do município de Itaquiraí.

A visita foi inédita, e os profissionais recepcionaram a equipe do Coren-MS com muitas dúvidas. “Respondemos às perguntas deles e encontramos algumas situações que tiveram que ser notificadas, para assegurar que os profissionais trabalhem de acordo com a lei do exercício profissional e os moradores de lá recebam uma assistência de saúde com mais qualidade”, conta a Drª. Alessandra.

A fiscal diz que também conheceu ótimos exemplos de atuação, como o da enfermeira Drª. Diuqueblea Inês da Silva, que trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Complexo Santo Antônio. A profissional estimula as gestantes assentadas a realizarem o pré-natal completo, oferecendo em troca uma sessão e um pequeno álbum de fotos. “A própria enfermeira faz o ensaio fotográfico com o celular, improvisa o figurino com panos que ela tem em casa e envia as fotos para serem impressas pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaquiraí”, relata.

A Drª. Diuqueblea também personaliza as capas das cadernetas de vacinação dos recém-nascidos e, para completar, ainda decorou uma sala de atendimento infantil da UBS com tapete, bichinhos de pelúcia e desenhos adesivados na parede.

A Drª. Diuqueblea Inês da Silva faz muito com o pouco que dispõe, e teve o trabalho reconhecido pelo Coren-MS

AS AÇÕES CONTINUAM – O departamento de Fiscalização do Coren-MS vem intensificando as ações de fiscalização desde o ano passado, e apresentado índices que chegam a 100% de unidades visitadas em algumas regiões.

Presidente do Coren-MS, o Dr. Sebastião considera fiscalização oportunidade de prestar orientações e estreitar relação profissional-conselho – Foto: Ascom/Coren-MS

O presidente da autarquia, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, destaca que a meta é fiscalizar 100% dos serviços de Enfermagem dos municípios de Mato Grosso do Sul. “Não somente porque é uma das finalidades do Coren-MS, mas também porque essas ações oportunizam aos profissionais da enfermagem um contato mais estreito com o conselho”, diz.

Para este semestre, o departamento está produzindo mais um cronograma de visitas de fiscalização.