13/04/2018

Vídeos: Coren-MS realiza Ciclo de Palestras aos profissionais e estudantes da área de enfermagem

Profissionais da área e estudantes acompanharam as palestras realizadas no auditório do HRMS

Primeiro dia de palestra com a Dra. Luana Cassia Miranda

O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) realizou na quarta (11) e quinta-feira (12), em parceria com o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) o Ciclo de Palestras com os temas “A Liderança em Enfermagem” e “Ética e Legislação em Enfermagem”.

Profissionais da área e estudantes acompanharam as palestras realizadas no auditório do HRMS, ministradas pelo presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, e pela professora da UFG (Universidade Federal de Goiás), Dra. Luana Cassia Miranda Ribeiro, que também é membro da CTFIS (Câmara Técnica de Fiscalização) do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

No primeiro dia do evento foi a palestra com o tema “A Liderança em Enfermagem”, ministrada pela Dra. Luana, que abordou o tema em que consistia na discussão de assuntos como: os vários tipos de lideranças que existem nos dias atuais; Ética no trabalho dos profissionais; as diferenças entre liderança e chefia e a segurança dos pacientes, bem como as implicações para a enfermagem.

Para a palestrante, é importante que o líder tenha um bom diálogo com sua equipe para visando melhorar as relações interpessoais e todos possam trabalhar com mais entusiasmo. Um chefe que não trata bem os seus colaboradores pode provocar desgastes físicos em seus colegas de trabalho, o que provavelmente pode resultar em doenças como a síndrome de Burnalt entre outros problemas que acarreta no aumento do absenteísmo e no assédio moral.

Ética

Segundo dia de Palestra com Sebastião Junior

No segundo dia o tema “Ética e Legislação em Enfermagem” foi ministrado pelo presidente do Coren-MS, Dr Sebastião Junior. A abordagem versou de assuntos como os riscos existentes que ocorrem dentro de uma equipe de enfermagem, administração de medicamentos aos pacientes além de frisar aos presentes o novo Código de Ética, pois o mesmo entrou em vigor no início deste mês conforme a Resolução Cofen n° 564/2017.

O presidente abriu a palestra falando sobre a Lei do exercício profissional n° 7498/86 e sobre o Código de Ética dos profissionais da enfermagem, explicou o que é a ética na profissão. Também colocou a disposição o acesso por meio da ouvidoria do Coren-MS, como modo de aproximação e estratégia de comunicação mais rápida.

Dr Sebastião alertou que os profissionais não devem aceitar função que incumbe a outro profissional, não concordar com prescrições de medicamentos de forma verbal. Outra aspecto que teve bastante ênfase foi a forma rotineira das anotações da enfermagem, por constituir em instrumento legal da prática profissional.

Profissionais da enfermagem e estudantes participaram do Ciclo de Palestra

Outros pontos discutidos ao longo da palestra foram: o risco da falta de registro de alteração de estado do paciente; falha na guarda de medicamentos; falta de vigilância e administração de medicamentos por ordem verbal.

Conforme o presidente, “é importante que a categoria conheça o novo Código de Ética para que todos saibam seus direitos e deveres” e recorram ao Coren-MS em caso se dúvidas, inclusive aquelas que podem ser esclarecidas por meio de Parecer técnico.

E os temas continuaram pela complexidade do assunto, a delegação de competência de pessoas não preparadas foi algo bem destacado pelo Dr Sebastião, além de enfermeiros que atribuem o que é de sua obrigação ao técnico de enfermagem, os riscos de aplicação de vacinas em duplicidade que podem ocorrer quando ha a falta de comunicação no setor.

Desse modo o Coren-MS concluiu o primeiro Ciclo de Palestras que contou com a participação da conselheira, Sra. Carolina Lopes de Morais, da Diretora de Enfermagem do HRMS, a Dra. Lucienne Gamarra, da Coordenadora de Enfermagem do HRMS Dra. Nívea Lorena Torres e de profissionais de diversas instituições.

Primeiro dia de Palestra

Segundo dia de Palestra

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo:





  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem