15/05/2018

Vídeo: presidente do Coren-MS divulga a 7ª de Enfermagem na TV O Estado MS

Na entrevista, Dr. Sebastião Duarte aproveitou para falar da importância da enfermagem no país

O presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, esteve  nos estúdios do Jornal O Estado na tarde desta segunda-feira (15) para divulgar a “7ª Semana Sul-mato-grossense de Enfermagem – Uma Voz para Liderar – A Saúde é um Direito de Humano”, que iniciou em nosso Estado no inicio deste mês.

Na entrevista concedida ao jornalista Ogg Ibrahim, apresentador do Jornal da Tarde, Dr. Sebastião aproveitou para falar da importância da enfermagem no país e afirmou que a classe, com três milhões de profissionais, é a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para a categoria dos metalúrgicos.

“Esse número representa 60% da força de trabalho do SUS [Sistema Único de Saúde] e é o maior contingente de profissionais da saúde”, afirmou Dr. Sebastião Júnior.

“Em Mato Grosso do Sul temos em torno de 24 mil profissionais, portanto temos buscado políticas à classe e também para as famílias dos mesmos. De 2005 a 2012 houve um crescimento de cursos de formação de enfermeiros, com isso o mercado saturou”, ressaltou.

Para o presidente do Coren-MS, esse crescimento trouxe uma redução nos salários dos trabalhadores da área e aumentou a jornada da carga horária. Dr. Sebastião lembrou que o ajuste da jornada de trabalho dos profissionais, para 30h semanais, é a principal bandeira do Cofen (Conselho Regional de Enfermagem) e todos os regionais do país.

“Os profissionais precisam ter um tempo para conviver com sua família, praticar um esporte, enfim cuidar de sua saúde também e deixar um pouco os problemas que enfrentam nos hospitais”, ressaltou.

Mês da enfermagem no MS

Maio é conhecido nacionalmente por ser o mês da enfermagem. Este ano a diretoria do Coren-MS decidiu realizar o evento em oito cidades do Estado. No dia 2, os trabalhos iniciaram em Corumbá, depois seguiram para Dourados, esta semana as ações estão sendo realizadas em Campo Grande. Na quarta-feira (16) Ponta Porã é a próxima cidade a receber o evento.

“Este ano o Conselho Regional decidiu realizar as ações na Capital e em mais sete cidades do interior, desse modo não daria para fazer todo o evento em uma semana, sendo realizado então durante todo o mês”, explicou Dr. Duarte.

A 7ª Semana Sul-mato-grossense da Enfermagem continua visitando as cidades do interior. Dia 21, Coxim também entra na rota do evento. Na sequencia, dia 23, Três Lagoas será o ponto de parada da equipe do Coren-MS, cinco dias depois, Nova Andradina é a próxima cidade a ser palco dessa jornada, Naviraí fecha os trabalhos, no dia 30.

 

Veja a entrevista à TV O Estado MS na íntegra

 





  • vagas enfermagem
  • BannerLateralMunean
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralAnjosEnfermagem