04/05/2011

Seminário discute melhores condições de trabalho para o profissional de saúde

Teve inicio nesta terça-feira (03) em Brasilia, o Seminário Nacional sobre Condições de Trabalho da Saúde. Conform ...

Teve inicio nesta terça-feira (03) em Brasilia, o Seminário Nacional sobre Condições de Trabalho da Saúde. Conforme sugestão da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde. Serão discutidos entre outros assuntos as condições de trabalho na saúde e segurança do paciente, erros de medicação e condições de trabalho, enfermagem e os desafios da saúde no Brasil.

Entre os profissionais convidados está a diretora de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Denise Motta Dau, a secretária de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Vera Lúcia Ribeiro de Albuquerque, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, José Lião de Almeida, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, o presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Aparecida Caetano, e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Ivone Cabral.

A deputada estadual e ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro Rejane Almeida, durante o seminário nesta terça-feira (03) cobrou ao presidente da Câmara Federal, o deputado Marco Maia, a inclusão do Projeto de Lei que estabelece em trinta horas semanais a jornada de trabalho do profissional de enfermagem e a votação do piso salarial.

Com a lei 5.959-2011sendo aprovada, o enfermeiro terá o piso salarial de 1.630,99 reais, o técnico de 860,14, e o auxiliar de 731,00. “Ainda não é o ideal para os profissionais de enfermagem, mas é uma base mínima para se pagar um salário digno e condizente com uma profissão que é maioria entre os trabalhadores da saúde. Os salários pagos antes da lei eram infinitamente inferiores e irrisórios’, afirmou a parlamentar.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

09 horas – AberturaMesa de Abertura: Deputado Vitor Paulo – Presidente da Comissão de Legislação Participativa; Deputado Marco Maia – Presidente da Câmara dos Deputados; *Deputado Roberto Britto – Relator da Sugestão nº 01/2011; Deputado Lincoln Portela – Líder do bloco PR, PRB, PTdoB, PRTB, PRP, PHS, PTC e PSL; Dra. Denise Motta Dau – Diretora de Gestão do Trabalho, representando o Ministro da Saúde Alexandre Padilha; Dra. Vera Lúcia Ribeiro de Albuquerque – Secretária de Inspeção do Trabalho, representando o Ministro Carlos Lupi; Dr. José Lião de Almeida – Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde; Dr. Manoel Carlos Neri da Silva – Presidente do Conselho Federal de Enfermagem; Dra. Solange Aparecida Caetano – Presidente da Confederação Nacional dos Enfermeiros; Msc. Simone Peruzzo – Diretora da ABEn Nacional , representando a Presidente Dra. Ivone Cabral, Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem.  

10 horas – 1ª Mesa Tema: Condições de Trabalho na Saúde: Segurança do paciente, Proteja o trabalhador. Expositora: Dra. Noeli Martins – Médica do trabalho.  

11 horas – 2ª Mesa Tema: Erro de Medicação e Condições de Trabalho.Expositora: Dra. Ivone Martini – Enfermeira do Trabalho.  

12 horas – Almoço  

14 horas – 3ª Mesa Tema: Dimensionamento de Recursos Humanos na Área da Saúde.Expositora: Dra. Cleide Mazuela – Membro da Câmara Técnica de Legislação e Norma do Cofen.  

15 horas – 4ª Mesa Tema : A Enfermagem e os Desafios para a Saúde no Brasil: compromisso e condições de trabalho requeridas.Expositora: Dra. Denise Pires – Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina.  

16 horas – 5ª Mesa Tema: Organização do Trabalho e adoecimento.Expositora: Dra. Tereza Luiza Ferreira dos Santos – Mestre em Psicologia Social.Social; e Daniela Cristina Chanes – Especialista em enfermagem oncológica pediátrica da Universidade de São Paulo. 

17:00h – 6ª Mesa Tema: Novas Tendências no Mercado de Trabalho em Saúde; Oportunidade e desafios:Expositora: Dra. Sarah Munhoz – Enfermeira  

18:00h – Encerramento