15/05/2017

Seleção de mestrados profissionais é destaque do Boletim Informativo

Boletim discute, ainda, impactos da Reforma da Previdência e da Reforma Trabalhista para a profissão; confira as principais notícias de abril

23ª edição – 4/2017

O conhecimento transforma. Nesta edição do boletim “A gente ama Enfermagem”, anunciamos a abertura de editais de programas de mestrado profissional contemplados pelo convênio Cofen/Capes. Nos tempos difíceis enfrentados pelo Brasil, ousamos acreditar e investir em formação, contribuindo para a melhoria do Sistema Único de Saúde.

Ousamos também resistir. Acompanhe, nesta edição, a mobilização do Cofen e de toda a Enfermagem para minimizar os impactos da Reforma da Previdência e da Reforma Trabalhista. Que sigamos mobilizados na luta pelas 30h, pela aposentadoria especial e pela garantia de direitos consagrados. Unidos, avançaremos.

Abertas inscrições de mestrados profissionais gratuitos para enfermeiros

O maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil está com inscrições abertas. Parceria entre o Cofen e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) financia vagas em 16 Programas de Pós-Graduação da Área de Enfermagem. Voltado para enfermeiros com vínculo empregatício na rede de Saúde pública e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS, o programa vai financiar 500 vagas em cinco anos.

A seleção dos candidatos será feita diretamente pelas universidades contempladas. Em 2017, serão 140 vagas. Confira os prazos e garanta sua inscrição. Saiba mais.

Cofen abre consulta pública sobre Novo Código de Ética

O Cofen abriu, no mês de abril, consulta pública sobre Novo Código de Ética da Enfermagem Brasileira. É a terceira etapa de um amplo e democrático processo de atualização das normas iniciado ao final de 2016. As mudanças inicialmente propostas pela comissão responsável pelos trabalhos, coordenada pelo conselheiro federal Jebson Medeiros, foram levadas à discussão nos estados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem. Saiba mais.

Parecer normativo proíbe que enfermeiro assuma cargo de técnico

O Cofen publicou parecer normativo reafirmando “impossibilidade de admissão de Enfermeiro em vaga de Técnico de Enfermagem” sem a posse do diploma e inscrição específica para tal. O parecer normativo 03/2017 tem validade nacional e ressalta que a contratação de enfermeiros para vagas de técnico de Enfermagem infringe o regramento legal e provoca insegurança jurídica. Saiba mais.

Natal recebe 8º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais

O 8º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, realizado em Natal, de 5 a 7/4, contou com uma ampla programação, apresentando palestras sobre gestão de patrimônio, controle interno e orçamento. Encontros setorizados também marcaram o 8º Semad, como o dos conselheiros secretários e dos representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul (CREM). Aproveitando a presença de conselheiros, presidentes e representantes de instituições, o Seminário de Práticas Avançadas proporcionou amplo debate sobre a resolutividade da atenção básica.

Cofen assume coordenação do Fórum Nacional de Enfermagem

Respeitando o princípio de rodízio entre as entidades participantes, Cofen agora é responsável por coordenar o Fórum Nacional de Enfermagem. O conselheiro federal Luciano Silva representa a autarquia no Fórum, que articula as organizações da Enfermagem brasileira em prol da Saúde Coletiva e da valorização profissional. Saiba mais.

Com inscrições gratuitas, 20º CBCENF atrai milhares de congressistas

Com o grande interesse do público, os quatro lotes de inscrição do 20º CBCENF já estão esgotados. Os membros da comissão organizadora planejam uma programação atraente, que envolva todas as áreas da Enfermagem, alinhada ao eixo temático do evento e com participação de profissionais renomados. O congresso acontecerá de 6 a 20 de novembro, no Rio de Janeiro.  Saiba mais.

Mestrado qualificará empregados públicos dos Conselhos de Enfermagem

O Cofen aprovou proposta de capacitação em nível de mestrado profissional para os empregados públicos efetivos que atuam na atividade meio do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Oferecido em parceria com a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de Brasília (FACE/UNB), o mestrado em Gestão Econômica de Finanças Públicas busca garantir maior eficiência e economicidade ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Saiba mais.

Seminário da Conatenf debate exame de suficiência e ensino de Enfermagem

Com participação de entidades de ensino técnicos e representantes de Conselhos Regionais, o 1º Seminário da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), relizado na sede do Cofen, debateu a qualidade do ensino técnico. Após palestra e amplo debate, as organizações presentes declararam apoio ao exame de suficiência obrigatório para registro de futuros técnicos de Enfermagem e à exigência de ensino presencial. Saiba mais.

Reforma Trabalhista aprovada na Câmara regulamenta jornada de 12x36h

A jornada de 12 horas de trabalho, seguida de 36 de repouso, usual em regimes de plantão, foi regulamentada no texto da Reforma Trabalhista (PL 6787/16). O Cofen atuou para garantir o direito de repouso entre as escalas de plantão e a garantia de remuneração às profissionais grávidas afastadas de locais insalubres. “É uma vitória pequena, mas importante em um contexto de precarização do trabalho”, avalia o presidente Manoel Neri. O texto segue para o Senado. Saiba mais.

Fórum Nacional de Enfermagem negocia retomada de discussão do PL das 30h

A discussão do Projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho da equipe de Enfermagem em 30 horas semanais, foi retomada pelo Fórum Nacional de Enfermagem em reunião com o ministro da saúde, Ricardo Barros. O Cofen considera uma luta importante para o desempenho seguro e eficaz do exercício profissional, sendo o resgate do tema fundamental para que a aprovação do projeto continue evoluindo. Saiba mais.

Reforma da previdência e terceirização impactará negativamente a Enfermagem

Em reunião com estudantes e profissionais de Enfermagem, na cidade de Sergipe, o tema “Reforma da Previdência, Terceirização e o impacto junto aos trabalhadores da Enfermagem” foi amplamente debatido. Sensibilizados, parlamentares somaram-se à luta da categoria e manifestaram apoio à representante do Coren-SE, conselheira presidente Cláudia Mattos, e à vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira. Saiba mais.

Fórum Nacional de Enfermagem critica reformas da Previdência e do Trabalho

O Fórum Nacional de Enfermagem, composto pelas Entidades Nacionais de Representação dos Profissionais de Enfermagem CNTS, ABEN, COFEN, CNTSS, ANATEN, FNE, Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, posicionou-se sobre as Reformas Previdenciária e Trabalhista em curso no Congresso Nacional. O documento alerta para os impactos das mudanças e critica falta de diálogo. Saiba mais.

Seminário debate comunicação nos Conselhos de Enfermagem

O II Seminário de Comunicação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, realizado no Rio Janeiro, aprofundou a integração, definindo diretrizes, ações e princípios comuns. O evento foi marcado pelo lançamento oficial da Política e do Guia de Comunicação do sistema. Os documentos estabelecem mecanismos para ampliar o diálogo com os profissionais de Enfermagem e a integração dos conselhos.





  • vagas enfermagem
  • BannerLateralMunean
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralAnjosEnfermagem