21/07/2020

Saúde mental em tempos de pandemia

Como estão os profissionais da Enfermagem agora? Como lidar melhor com a pressão e os riscos do trabalho? Acesse e confira

Material foi produzido entre junho e julho de 2020

Antes da pandemia de Covid-19 impactar radicalmente a rotina de milhões de profissionais de Enfermagem pelo mundo, o exercício da profissão já comprometia a saúde mental de uma parcela dessas pessoas, que escolheram dedicar suas vidas às vidas de outros.

No Brasil, a curva de crescimento da doença segue escalando enquanto enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem procuram lidar com o medo e a dor. O medo de se infectarem e a transmitirem aos familiares. A dor de assistir diariamente pacientes que acabam não resistindo ao vírus. O cenário pandêmico tem acentuado problemas pré-existentes entre esses profissionais, como por exemplo a síndrome de Bournout e a depressão. Trabalhando sob ainda mais pressão, agora, a Enfermagem torna-se uma das categorias com saúde mental mais vulnerável e isso preocupa os Conselhos de Enfermagem.

Para contribuir com o restabelecimento da saúde emocional dos profissionais da enfermagem durante a pandemia, o Coren-MS disponibiliza a publicação Saúde mental em tempos de pandemia. O material traz entrevistas com psicólogas experientes e com um enfermeiro especializado em saúde mental. Acesse no anexo abaixo.

A publicação também divulga o Enfermagem Solidária, do Conselho Federal de Enfermagem, que presta suporte gratuito aos profissionais da Enfermagem de todo o Brasil por meio de chat. Profissionais voluntários, qualificados na escuta e no aconselhamento, já realizaram milhares de atendimentos. Acesse: https://www.juntoscontracoronavirus.com.br/.