Saúde mental em tempos de pandemia
Antes da pandemia de Covid-19 impactar radicalmente a rotina de milhões de profissionais de Enfermagem pelo mundo, o exercÃcio da profissão já comprometia a saúde mental de uma parcela dessas pessoas, que escolheram dedicar suas vidas à s vidas de outros.
No Brasil, a curva de crescimento da doença segue escalando enquanto enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem procuram lidar com o medo e a dor. O medo de se infectarem e a transmitirem aos familiares. A dor de assistir diariamente pacientes que acabam não resistindo ao vÃrus. O cenário pandêmico tem acentuado problemas pré-existentes entre esses profissionais, como por exemplo a sÃndrome de Bournout e a depressão. Trabalhando sob ainda mais pressão, agora, a Enfermagem torna-se uma das categorias com saúde mental mais vulnerável e isso preocupa os Conselhos de Enfermagem.
Para contribuir com o restabelecimento da saúde emocional dos profissionais da enfermagem durante a pandemia, o Coren-MS disponibiliza a publicação Saúde mental em tempos de pandemia. O material traz entrevistas com psicólogas experientes e com um enfermeiro especializado em saúde mental. Acesse no anexo abaixo.
A publicação também divulga o Enfermagem Solidária, do Conselho Federal de Enfermagem, que presta suporte gratuito aos profissionais da Enfermagem de todo o Brasil por meio de chat. Profissionais voluntários, qualificados na escuta e no aconselhamento, já realizaram milhares de atendimentos. Acesse: https://www.juntoscontracoronavirus.com.br/.
Veja Mais
- 15/01/2021 13:56
Nota em defesa da Ciência e da vacinação contra a Covid-19 - 15/01/2021 13:37
Nota de pesar: óbito da auxiliar de enfermagem Dirce Carvalho Barbosa - 15/01/2021 11:10
Toda solidariedade à população do Amazonas - 13/01/2021 19:07
Nota de pesar: óbito da técnica de enfermagem Euzir Maria Gomes de Lima - 13/01/2021 18:29
Baixo salário para Enfermagem em concurso da prefeitura de Brasilândia é contestado pelo Coren-MS