13/02/2020

Reuniões na Capital e Dourados dão início aos preparativos para a 9ª Semana da Enfermagem

Comissão do Coren-MS está definindo parcerias e buscando integrar público de profissionais, pesquisadores e acadêmicos

Ainda faltam três meses para a 9ª Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) começar, mas a comissão organizadora trabalha desde já para fazer um evento completo e integrativo para os profissionais, pesquisadores e acadêmicos da maior categoria da Saúde no estado.

De outubro a dezembro de 2019 e janeiro e fevereiro de 2020 foram realizadas, em Campo Grande e Dourados, as primeiras reuniões lideradas pela comissão organizadora do evento. Instituições de ensino e de saúde participaram dos encontros e firmaram parcerias.

Reunião em Dourados teve ampla participação de representantes de escolas técnicas, cursos superiores e serviços de saúde – entre eles o HU da UFGD; Secretaria Municipal de Saúde; Hospital Evangélico; Hospital Santa Rita; Hospital do Coração; Hospital de Olhos; e Fundação Municipal de Saúde – Foto: Coren-MS

Registro da última reunião em Campo Grande, em que participaram representantes de algumas das maiores unidades de saúde locais – Foto: Ascom/Coren-MS

“A ideia é somar forças para construir um evento plural, com ampla grade de programação e segmentação de assuntos que são de interesse de todos os profissionais da Enfermagem”, afirma a coordenadora da comissão, Dra. Vânia Stolte.

A 9ª Semana da Enfermagem do Coren-MS estende-se em atividades que começam no dia 12 de maio – Dia Internacional da Enfermagem – e encerram-se no início do mês de junho. Os municípios que receberão o evento em Mato Grosso do Sul, este ano, serão: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Nova Andradina, Coxim, Naviraí, Corumbá e Ponta Porã. Será tudo gratuito!

Tema e novidades – “Enfermagem, uma voz para liderar: Liderando o mundo em direção à Saúde” será o tema da edição que vem aí. Ele segue a sentença “2020: o Ano da Enfermagem”, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A liderança tem sido uma constante nos eventos promovidos pelo Coren-MS porque é ferramenta “essencial para ampliar a autonomia profissional, a autoestima e o empoderamento da Enfermagem”, diz o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte. Munidos dela, poderão promover a Saúde e levar a profissão a outros patamares, complementa.

A Semana vai permear o tema central, passando por assuntos diversos, como: divulgação da profissão e suas atribuições; Práticas Integrativas; saúde mental; coaching; empreendedorismo; e produção científica na Enfermagem. Haverá, ainda, atividades culturais. A programação completa será divulgada em breve.