01/09/2011

Reformado, Centro de Ortopedia do CEM vai desafogar Santa Casa

Centro de Ortopedia do CEM (Centro de Especialidades Médicas), entregue nesta quinta-feira e com previsão de entrar em funcionamento no ...

Centro de Ortopedia do CEM (Centro de Especialidades Médicas), entregue nesta quinta-feira e com previsão de entrar em funcionamento no dia 10, vai desafogar o atendimento de pequenos traumas no Pronto Socorro da Santa Casa de Campo Grande.

“Temos um acordo com o Hospital Universitário para atender a baixa complexidade, mas não funciona 100% e a Santa Casa recebe todos os traumas. Aqui vai funcionar como um centro de triagem, atendendo os pequenos e médios traumas”, afirma a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi. São considerados pequemos traumas as entorses e fraturas simples.

O local vai funcionar das 6h à meia noite. Para a reforma, o atendimento foi transferido para o posto Vila Almeida. “Agora, vai voltar para cá. Com mais profissionais, equipamentos. Em outubro, chega um raio-x novo”, afirma o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Leandro Mazina Martins. De acordo com ele, por dia são 350 atendimentos no setor de ortopedia.
Iniciada em 2009, a reforma do CEM teve investimento de R$ 5 milhões, custeados pela prefeitura, governo e emenda da Assembleia Legislativa. “Foi trocada toda a parte hidráulica, elétrica. Vamos poder utilizar aparelhos mais potentes”, afirma o secretário.

O cronograma da obra sofreu atraso porque o imóvel pertencia ao extinto INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) e ainda não estava no patrimônio da prefeitura.

A reforma foi feita por partes, para que o atendimento não fosse suspenso. “Temos o dever de melhorar a saúde pública, atender bem as pessoas. Entregamos três UPAs [Unidade de Pronto Atendimento], estamos construindo uma nas Moreninhas e licitando outras duas”, salienta o prefeito Nelsinho Trad (PMDB). No ano passado, o CEM realizou 100 mil atendimentos. Neste ano, foram 60 mil até julho.

Em 25 de outubro, Dia do Dentista, será entregue o setor de odontologia, localizado no segundo andar do Centro de Especialidades Médicas.

O CEM “Presidente Jânio Quadros” tem área de cinco mil metros quadrados e fica localizado na Travessa Guia Lopes, bairro São Francisco. O local oferece atendimentos em especialidade como oftalmologia, oncologia, nefrologia, hematologia, neurologia, dermatologia e mastologia.

Fonte: Campo Grande News