28/05/2020

Profissionais de UBSFs já capacitados em treinamento sobre a COVID-19 somam 260

Capacitação é realizada pela Fiocruz em MS, com o apoio do Comitê Gestor de Crises do Coren-MS e da Sesau

Treinamento começou a ser realizado no início de maio

Até o momento, 260 profissionais de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Campo Grande receberam o treinamento técnico para enfrentamento da COVID-19 realizado pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, em parceria com o Comitê Gestor de Crises do Coren-MS e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau).

Ministradas pelo enfermeiro doutor em doenças infecciosas e parasitárias e coordenador do Comitê Gestor de Crise do Coren-MS, Everton Lemos, as capacitações são realizadas desde o início do mês de maio e têm o objetivo de promover a biossegurança e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais da saúde. São realizadas presencialmente, com os participantes e o ministrante tomando os cuidados recomendados para prevenir o contágio pelo novo Coronavírus.

O ministrante é o coordenador do Comitê Gestor de Crises do Coren-MS, Dr. Everton Lemos

Os tópicos abordados no treinamento são: vírus SARS-cov2 e suas implicações para a doença Covid-19; gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS); prática de higienização das mãos de forma teórica e prática com a utilização da caixa de luz negra; e paramentação e desparamentação.

A iniciativa faz parte do projeto APS Forte, que tem como uma das metas a oferta de ações de educação permanente aos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde. Participam médicos, profissionais da enfermagem, dentistas, assistente social, assistentes administrativos, o gerente da unidade e os residentes multiprofissionais do programa Saúde da Família da Fiocruz  e Sesau.

UBSFs de nove bairros de Campo Grande receberão a capacitação numa primeira etapa

As unidades a serem visitadas para a capacitação são a dos bairros Oliveira, Vida Nova, Cophavila, Moreninhas, Jardim Batistão, Tiradentes, Jardim Noroeste, Parque do Sul e Jardim Itamaracá.

Em alguns dias, web aula estará disponível no YouTube

Videoconferência na plataforma do Telessaúde MS –  Para alcançar ainda mais pessoas com a capacitação, no dia 26 de maio o Dr. Everton deu aula por meio de videoconferência transmitida pela plataforma de ensino do Telessaúde Mato Grosso do Sul. Profissionais de todo o Mato Grosso do Sul acessaram e participaram na data.

O vídeo será disponibilizado no canal do Telessaúde MS no YouTube até o início do mês de junho.