07/02/2019

Profissionais de enfermagem protestam conta déficit de profissionais em Naviraí

No mês de Janeiro, o Coren-MS entrou com uma Ação Civil Pública contra o Hospital Municipal da cidade

Um grupo de técnicos e auxiliares de enfermagem de Naviraí se reuniram nesta terça-feira (05/02) em uma manifestação, em frente à Santa Casa do município, para protestar em relação a alguns problemas que a categoria tem enfrentado. As maiores reivindicações são o déficit de profissionais em âmbito local e a autorização para o enquadramento dos auxiliares de enfermagem na função de técnicos de enfermagem.

Segundo Elza Aparecida Ferreira, auxiliar de enfermagem, o déficit de profissionais é o maior problema enfrentado atualmente pelos profissionais da categoria no município. Por essa razão, o grupo cobra a admissão imediata de 88 profissionais aprovados no último concurso. “Estamos pedindo ao prefeito que realize urgentemente a admissão dos profissionais de enfermagem que passaram no último concurso. Temos carência de funcionários na categoria, acumulamos horas extras e, consequentemente, ficamos com menos qualidade de vida. Além disso, o prefeito quer que os Postos de Saúde fiquem abertos até 22h, o que é muito problemático”.

De acordo com a auxiliar de enfermagem, Silvana Navarro Sotolani, um outro pedido reivindicado é em relação a autorização de reenquadramento para que o auxiliar de enfermagem exerça a função de técnico no município e seja remunerado como tal. “Uma outra luta nossa é pela autorização para que os auxiliares de enfermagem exerçam a função de técnicos e ganhem como os técnicos. Os vereadores do município acenaram positivamente a essa solicitação, agora necessitamos do aceite do prefeito”, explicou.

Elza Ferreira reclama também do atraso no pagamento de horas extras aos profissionais de enfermagem do município. “Estamos trabalhando noites seguidas realizando horas extras e não estamos recebendo em dia por essas horas. Já levamos essa reclamação para o prefeito e a informação que tivemos é que pode ser depositado até o quinto dia útil. No entanto, pode ser também que a liberação desses pagamentos fique somente para o próximo mês”.

A auxiliar de enfermagem destacou ainda a Ação Civil Pública aberta pelo Coren-MS em Janeiro contra o Hospital Municipal e como o grupo de profissionais tem se organizado para tentar reverter esse quadro. “Os representantes do Coren-MS estão fazendo o que é de competência da autarquia e já abriram uma Ação contra o Hospital por Déficit de funcionários. Além disso, temos uma comissão formada para resolver essas situações. Estamos agora esperando um momento para sentarmos com o prefeito e conversarmos sobre esses assuntos. Inclusive, não é a primeira vez que fazemos isso”.

Diárias de viagens

Na opinião de Silvana Sotolani, caso a admissão de profissionais seja feita rapidamente, a prefeitura também sairia beneficiada, pois além de contribuir com a vida do profissional, acabaria se beneficiando com a redução de despesas. “Caso o prefeito atenda nossa demanda, trabalharemos mais felizes e teremos mais qualidade de vida. As admissões dos aprovados seria melhor também para a prefeitura, pois o município não precisaria pagar horas extras exorbitantes. Se viessem mais profissionais para suprir o déficit existente, seríamos menos sobrecarregados e não precisaríamos fazer essa reivindicação”, aponta.

Outra reclamação de Janaína é em relação ao preço e ao atraso no pagamento das diárias de viagens aos profissionais. “Nós temos observado que os funcionários da categoria não querem mais viajar, porque as diárias de viagem estão sendo pagas com atraso. Tivemos que fazer uma viagem para Dourados há alguns dias atrás e a diária paga foi de apenas R$ 53,00 reais”, reclama.

Por fim, Silvana Sotolani ressaltou a importância dos profissionais de enfermagem para a saúde. “O Hospital sem a enfermagem não funciona. Afinal de contas, quem, além do profissional de enfermagem, vai aferir a pressão, cuidar do paciente 24 horas por dia ou realizar outros procedimentos mais complexos?”.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem