07/05/2020

Profissionais da saúde de Campo Grande recebem treinamento sobre a Covid-19

Iniciativa é realizada pela Fiocruz, em parceria com o Comitê Gestor de Crises do Coren-MS

Primeiro local a receber treinamento foi a UBSF Oliveira – Foto: Divulgação/Coren-MS

A Fiocruz, em parceria com o Comitê Gestor de Crises do Coren-MS, começou a atualizar e capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de Campo Grande gratuitamente para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. O primeiro local a receber o treinamento foi a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Oliveira.

O Dr. Everton Ferreira Lemos, enfermeiro doutor em doenças infecciosas e parasitárias e coordenador do Comitê Gestor de Crise do Coren-MS, ministrou o primeiro treinamento com toda a equipe que estava em serviço. Participaram médicos, profissionais da enfermagem, dentistas, assistente social, assistentes administrativos, o gerente da unidade e os residentes multiprofissionais do programa Saúde da Família da Fiocruz e Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau).

Capacitação é estratégia para conter avanço da doença em MS e garantir a segurança do profissional e do paciente – Foto: Divulgação Coren/MS

Os tópicos abordados no treinamento são: vírus SARS-cov2 e suas implicações para a doença Covid-19; gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde na APS; prática de higienização das mãos de forma teórica e prática com a utilização da caixa de luz negra; e  paramentação e desparamentação.

Previsões de mais capacitações – De acordo com o cronograma inicial, as próximas unidades visitadas para capacitação serão as dos bairros Vida Nova, Cophavila, Moreninhas, Jardim Batistão, Tiradentes, Jardim Noroeste, Parque do Sul e Jardim Itamaracá – em ordem e datas a serem definidas.