11/07/2019

Procurando graduação, pós ou técnico em Enfermagem? Confira as orientações do Coren-MS

Câmara Técnica de Educação orienta escolha para promover a formação de qualidade

Ter um diploma ou certificado de conclusão de curso nas mãos é o requisito básico para atuar na área da Enfermagem. Tão importante quanto atender a essa exigência, é ter recebido uma formação profissional adequada. Isso inclui ter acesso a laboratórios equipados, realizar estágio e discutir ética profissional durante os estudos, por exemplo.

Monitorar a qualidade dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos em Enfermagem não é competência direta dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Entretanto, por meio de sua Câmara Técnica de Educação, as autarquias podem prestar esclarecimentos sobre o assunto e realizar ações com a finalidade de promover a formação de qualidade. A justificativa é que a missão institucional dos Conselhos em manter a qualidade do trabalho prestado pelos profissionais passa, necessariamente, pela qualidade da educação profissional que é ofertada.

Você sabe o que considerar ao escolher uma instituição de ensino para estudar? Confira as orientações que a Câmara Técnica de Educação Coren-MS tem para quem pretende começar a estudar graduação, pós-graduação ou curso técnico em Enfermagem:

1 – VERIFIQUE SE A INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA É CREDENCIADA E SE O CURSO É AUTORIZADO E/OU RECONHECIDO

E-MEC é um dos portais para consulta de credenciamento e autorização

Todas as instituições de educação superior, públicas ou privadas, devem ser credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Para iniciarem a oferta de graduação em Enfermagem ou qualquer outro curso, precisam de autorizações, também emitidas pelo MEC. A exceção são as universidades e centros universitários, que independem de aprovação para funcionamento de curso superior. No entanto, essas instituições devem informar sobre os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento.

Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (como o Master Business Administration, o MBA, por exemplo), oferecidos por instituições de ensino superior, não precisam ter autorização e reconhecimento. Já os cursos de pós-graduação lato sensu a distância podem ser ofertados desde que a instituição de ensino superior tenha credenciamento para isso.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) são sujeitos às exigências de autorização para serem abertos e precisam obter reconhecimento da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), do MEC.

As instituições que oferecem cursos técnicos devem ser credenciadas junto ao Conselho Estadual de Educação e, seus cursos, autorizados também pelo órgão.

Para consultar se a instituição de educação superior é credenciada e se os cursos oferecidos por ela são autorizados, acesse o Portal E-MEC.

Para consultar se uma instituição possui credenciamento para oferta de cursos de pós-graduação a distância, acesse o Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para Educação a Distância e Polos de Apoio Presencial.

Para consultar se a pós-graduação stricto sensu é reconhecida e recomendada pela CAPES, acesse o Portal CAPES.

Para consultar se a instituição de ensino técnico e seus cursos técnicos são autorizados em Mato Grosso do Sul, acesse o site do Conselho Estadual de Educação.

2 – PROCURE SABER QUAL O CONCEITO OU NOTA DE AVALIAÇÃO DO CURSO E DA INSTITUIÇÃO

Nota ou conceito do curso é fator que ajuda a medir a qualidade da formação

Também no Portal E-MEC, é possível encontrar as notas e conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, bem como das instituições que os oferecem. O conceito é composto a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e por fatores como a titulação dos professores; recursos didático-pedagógicos; infraestrutura; e instalações físicas. A nota, que vai de 1 a 5 (sendo 5 o valor máximo), serve como indicador preliminar da situação do curso.

No Painel de Avaliação Quadrienal do Portal CAPES estão disponíveis os resultados de avaliações de cursos de pós-graduação stricto sensu. Todos os detalhes sobre como elas são feitas estão aqui.

Para consultar o resultado das avaliações das instituições que oferecem cursos técnicos Mato Grosso do Sul, acesse o site do sistema SAIEMS da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). O Conselho Estadual de Educação não atribui nota ou conceito aos cursos técnicos, mas realiza o seu reconhecimento. Para saber se um curso técnico é reconhecido, faça uma consulta com o Conselho pelo número (67) 3318-7083.

3 – CERTIFIQUE-SE QUE VAI REALIZAR ESTÁGIO NA GRADUAÇÃO OU CURSO TÉCNICO

Estágio precisa ser supervisionado

O estágio extracurricular supervisionado é obrigatório nos cursos de graduação e nos cursos técnicos. Com exceção à especialização em Enfermagem Obstétrica, o estágio não é obrigatório nos cursos de pós-graduação lato sensu. Já estudantes de pós-graduação stricto sensu deverão realizar obrigatoriamente o estágio em docência.

No caso da graduação, o estágio precisa representar 20% da carga horária total do curso e ser supervisionado por um enfermeiro, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.

A Portaria n.º 76 da CAPES, de 14 de abril de 2010, determina que o estágio em docência para mestrado terá duração de, no mínimo, um semestre. Para doutorado, a mínima é de dois semestres.

A respeito dos cursos técnicos, o Parecer Normativo nº 001/2019 do Cofen, datado de 27 de maio de 2019, recomenda a carga horária mínima de 400 horas para estágio.

4 – CONHEÇA AS INSTALAÇÕES DA INSTITUIÇÃO

Mesmo que opção seja ensino a distância, instituição precisa dispor de laboratório em polo presencial

Dedicar um tempo para conhecer as instalações físicas e infraestrutura da instituição de ensino é fundamental. Faça isso para não ser surpreendido com a ausência de estruturas como o laboratório (para serem realizadas as atividades práticas obrigatórias) e biblioteca (para consulta e empréstimo de livros); conhecer todo o ambiente de ensino; e também para conversar sobre a grade curricular do curso, estágio e qualquer outra dúvida que tiver antes de confirmar a matrícula no curso.

Importante: se a sua escolha for o ensino a distância, certifique-se que a instituição possui um polo com enfermeiros tutores e infraestrutura mínima para cumprimento de atividades presenciais – laboratório de simulação clínica para Enfermagem, biblioteca e local adequado para a realização de provas e defesas de conclusão de curso.

Nota da Câmara Técnica do Coren-MS:

Esclarecemos à população que o Conselho Federal de Enfermagem e os Conselhos Regionais de Enfermagem, assim como órgãos representativos de outras categorias profissionais, NÃO recomendam os cursos de graduação e cursos técnicos a distância para a formação profissional. Clique aqui para ler a carta divulgada pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde em favor da formação presencial.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean