22/02/2021

Principais deliberações da 467ª Reunião Ordinária de Plenário

Conselheiros reuniram-se nos dias 18 e 19 de fevereiro

As principais deliberações da 467ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP), realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro, foram:

– Aprovação dos critérios para registro de especialização do enfermeiro obstétrico em Mato Grosso do Sul;
– Aprovação dos primeiros registros de especialização em enfermagem obstétrica dentro dos novos critérios definidos;
– Discussão de novas estratégias para otimizar atendimento ao público nas sedes e subseções do Conselho;
– Admissão de denúncias éticas;
– Processos abertos sobre averiguação de denúncias em unidades de saúde;
– Aprovação de parecer da Câmara Técnica de Assistência sobre transporte extra-hospitalar de paciente.

Registro de especialização do enfermeiro obstétrico em MS – Para instituir diretrizes seguras para credenciamento de profissionais especializados em enfermagem obstétrica em Mato Grosso do Sul, o Coren-MS definiu em um documento os critérios necessários para obtenção do título da especialização na área. Ele foi enviado para as instituições formadoras e também está disponível aqui para consulta.

Durante a ROP, os sete primeiros registros concedidos dentro dos critérios foram aprovados pelos conselheiros.

Atendimento cada vez melhor – Os setores de Inscrição, Registro, Cadastro e Anuidade passam por mudanças para melhorar o atendimento aos profissionais de Enfermagem que buscam atendimento presencial, por telefone, por mensagem, e-mail e via sistema on-line de autoatendimento. Os conselheiros discutiram novas estratégias para otimizá-los, sendo a capacitação dos funcionários uma delas.

Os serviços prestados serão constantemente avaliados internamente pelos representantes do Coren-MS, para entregar um atendimento cada vez melhor aos profissionais do estado.

Admissão de denúncias éticas – Receber, analisar e admitir denúncias sobre desvios éticos de profissionais da Enfermagem são competências do Coren-MS. Sendo assim, seus conselheiros admitiram quatro delas durante a reunião, decidindo pela abertura de processos ético-disciplinares que vão apurar os casos relatados, com defesa assegurada aos profissionais envolvidos.

Processos sobre averiguação de denúncias – O arquivamento de três processos abertos para apurar irregularidades quanto ao trabalho da Enfermagem e atendimento à população em unidades de saúde de municípios do estado foi decidido pelos conselheiros. A deliberação acompanha resultados de fiscalizações que não apontaram irregularidades denunciadas ou, então, que verificaram que os problemas foram sanados por uma das instituições.

Parecer sobre transporte extra-hospitalar de paciente – Foi aprovado o último parecer da Câmara Técnica de Assistência do Coren-MS, que trata do transporte extra-hospitalar de paciente.

Todos os pareceres emitidos estão disponíveis na aba Publicações Técnicas desta página. Para solicitar produção de parecer, é preciso encaminhar e-mail para presidencia@corenms.gov.br.