16/11/2022

Presidentes de conselho discutem os próximos passos para a implementação do Piso Salarial e a implantação do Sistema Eletrônico de Informações

O Conselho Federal de Enfermagem realizou a 28ª Assembleia de Presidentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, em Brasília (DF), ...

Reunião contou com a presença dos presidentes dos Corens dos 26 estados

O Conselho Federal de Enfermagem realizou a 28ª Assembleia de Presidentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, em Brasília (DF), no formato híbrido. Além julgar processos éticos, a assembleia alinhou informações sobre temas administrativos e gerais, como o movimento pela implementação do Piso Salarial da Enfermagem. O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte, esteve presente representando a enfermagem sul-mato-grossense.

A presidente do Cofen, Dra. Betânia Santos, reforçou a importância do encontro para fortalecimento do sistema e apresentação proposta de melhorias nas entidades regionais. “Nesse momento, é importante alinhamos o andamento de cada conselho regional nas suas atividades, uma força de trabalho unida pelos profissionais de Enfermagem”, afirmou. A presidente destacou, ainda, os resultados positivos do mestrado do Acordo Cofen/Capes, que estão sendo reconhecidos no âmbito internacional.

Após os julgamentos dos processos éticos, que são sigilosos, os presidentes discutiram os próximos passos para a implementação do piso salarial, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) nos regionais e o 25° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. A PEC protocolada se soma a outros projetos de lei que garantem recursos para a implementação do Piso Salarial. Na avaliação dos conselhos, é necessário intensificar a mobilização junto ao Congresso Nacional.