22/01/2018

Presidente do Coren-MS vai ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

 A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (22)  a pedido do Secretário de Estado de Saúde, Dr Carlos Coimbra, no sentido de o Estad ...

O Presidente do Coren-MS, Dr Sebastião Junior Henrique Duarte esteve reunido com o Presidente do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), Dr Justiano Vavas, para tratar de assuntos relacionados ao déficit de profissionais de enfermagem, entre outras demandas identificadas em fiscalização. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (22)  a pedido do Secretário de Estado de Saúde, Dr Carlos Coimbra, no sentido de o Estado atender as deliberações do Coren-MS.

Dr Justiniano assegurou que dará atenção especial às questões levantadas. “Faremos o possível para sanar as irregularidades. Já existem problemas que estamos resolvendo, mas outros precisam de um empenho maior do Governo”, afirmou. 

Déficit

O déficit de profissionais de enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de enfermagem) no quadro de funcionários do hospital foi um dos pontos questionados pelo presidente do Coren-MS, que pediu solução imediata, haja vista que existem concursados aguardando chamada e, recentemente houve contratação de pessoal.

Há setores do hospital que não contam com enfermeiros, situação considerada ilegal, de acordo com a Lei 7498/86, o que não é permitido, pois pacientes não podem ficar desassistidos durante sua internação e técnicos de enfermagem sem a supervisão.

Para Sebastião Junior, um local com defasagem de funcionário sobrecarrega os profissionais que trabalham em constantes plantões e além de provocar problemas na saúde do trabalhador, coloca em risco a segurança do paciente.

O dirigente do HRMS agradeceu a presença do Conselho Regional de Enfermagem e garantiu buscar ajuda junto a SES (Secretaria de Estado de Saúde) para solucionar a situação. Participaram da reunião a procuradora jurídica do Coren-MS, Dra Idelmara Macedo, a diretora de enfermagem do HRMS, Dra Luciene Gamarra Vieira Esmi e a diretora técnica, Dr Luiza Alves de Oliveira.

 





  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem