25/06/2019

Presidente do Coren-MS fala sobre aborto e planejamento familiar com estudantes de Nova Alvorada do Sul

Presidente do Coren-MS esteve em duas escolas a convite de professor

Alunos de duas escolas participaram das palestras – Foto: Divulgação

No início deste mês, estudantes do Ensino Médio das Escolas Estaduais Delfina Nogueira de Souza e Antônio Coelho, do município de Nova Alvorada do Sul, receberam orientações sobre aborto e planejamento familiar promovidas pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MS) de Mato Grosso do Sul.

O presidente do Coren-MS e enfermeiro obstetra Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, esteve nas duas escolas a convite do professor de Filosofia Joelcir Zeni. Ele falou sobre os assuntos com os alunos de forma a conscientizá-los sobre os riscos e sequelas da interrupção da gestação; esclarecer quais são os casos em que o aborto é permitido legalmente no Brasil; e explicar o conceito e a importância do planejamento familiar.

Um dos autores de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que investiga a situação do aborto legal no Brasil, o Dr. Sebastião defende que o assunto seja amplamente discutido com a sociedade em geral – e especialmente entre os jovens. “Vemos que muitos casos de mortalidade materna estão relacionados ao aborto realizado de forma perigosa como forma de controle familiar. A educação sexual e reprodutiva é um dos principais caminhos para o enfrentamento do aborto enquanto meio de controlar a procriação. Precisamos trabalhar para que mulheres e homens sejam melhor orientados sobre aborto e que tenham acesso aos diversos métodos de planejamento familiar”.

Foto: Divulgação

O professor Zeni agradeceu a disponibilidade do presidente do Coren-MS e frisou a relevância desse tipo de debate para os alunos. “Momentos como esse são muito importantes para a construção e desconstrução de conceitos. Eles dão subsídios para que os estudantes tenham maior autonomia ao pensarem sobre os temas e sejam sujeitos de conscientização e transformação do meio onde estão inseridos. A escola é um laboratório e não pode ficar isenta de temas que permeiam o cotidiano das pessoas’”, concluiu.





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