13/04/2018

Presidente do Coren-MS é entrevistado pela equipe da TVE

A equipe de reportagem da TVE entrevistou o representante do Coren-MS para falar sobre o Novo Código de Ética

O presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) recebeu na última terça-feira na sede do conselho a equipe de reportagem da TVE de Mato Grosso do Sul para falar sobre o Novo Código de Ética de Enfermagem.

O Novo Código de Ética da Enfermagem começou a vigorar no dia 5 deste mês de acordo com a Resolução nº 564/2017 do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem). Esse documento é o que normatiza a conduta do profissional da enfermagem.

O foco principal proposto pela equipe de jornalismo da TVE é a alteração sobre a questão em que todo profissional de enfermagem, que atender pacientes em vulnerabilidade, vítima de abuso físico ou sexual, tem a obrigação de abrir um Boletim de Ocorrência, independentemente de qualquer autorização.

“O novo Código de Ética trouxe algumas mudanças entre elas essa obrigatoriedade do registro da violência. Esse código foi revisado e reorganizado por uma equipe que contou com pessoas de todo o Brasil, além de ter sido colocado em consulta pública para que vigorasse o novo documento”, explicou Sebastião à equipe da TVE.

“Os profissionais de enfermagem promovem o acolhimento ao paciente, fazem a classificação de risco e também atendem as pessoas vítimas de violência. Desse modo a classe é a linha de frente no atendimento”, acrescentou.

De acordo com o presidente do Coren-MS, caso um profissional descumpra com o Código de Ética, ele ficará passivo de uma representação ética e pode sofrer sanção pelo Conselho Regional de Enfermagem.

Vídeo:





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem