05/02/2018

Plenário do Coren-MS é apresentado à sociedade

Os novos conselheiros serão os responsáveis em representar os mais de 20 mil profissionais da enfermagem

A solenidade de posse da nova gestão, chapas “Mudar para Avançar”, aconteceu na noite da última sexta-feira (2) na Câmara Municipal de Campo Grande-MS. Os novos conselheiros serão os responsáveis em representar os mais de 20 mil profissionais da enfermagem no Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) nesse triênio – 2018/2020. Os novos gestores do Coren-MS foram diplomados em um evento que contou com autoridades militares e civis de Mato Grosso do Sul que prestigiaram a Solenidade de Posse.

Assumiram os conselheiros efetivos: Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte; Dr. Rodrigo Alexandre Teixeira; Sr. Cleberson dos Santos Paião; Dra. Virna Liza Pereira Chaves Hildebrand; Sra. Gismaire Aparecida da Costa Vacchiano. Os suplentes são: Dr. Alisson Daniel Fernandes da Silva; Dr. Hugo Henrique Benites Lorentz; Dr. Rodrigo Rodrigues de Melo; Sr. Aparecido Vieira Carvalho; Sra. Carolina Lopes de Morais.

O conselho regional será presidido pelo Dr. Sebastião Junior, em seu discurso de posse, disse que a responsabilidade dos novos dirigentes é de compromisso com a sociedade. “Nosso sentimento é de compromisso com a sociedade, especialmente com os mais de 20 mil profissionais de enfermagem do Estado. São mais de seis mil enfermeiros e mais de 15 mil técnicos e auxiliares de enfermagem que anseiam por política em prol da profissão”, afirmou.

“Nesse sentido, estamos atentos para a inserção de profissionais nos mais diversificados postos de trabalho que requerem a categoria da enfermagem. Ainda temos instituições que não contam com o número adequado de profissionais de enfermagem e estamos tratando de reverter essa situação”, completou.

O conselheiro federal, Dr. Leocarlos Moreira, que representou o presidente do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), Dr, Manoel Neri, disse que a renovação é importante para novos rumos. “É necessário que a categoria se organize para alcançar novos avanços. E que assumir a gestão do Coren-MS é um desafio aos novos conselheiros e sabe da competência do Dr Sebastião na gestão pública”, afirmou.

“E pesquisando no site do conselho regional de Mato Grosso do Sul, percebi que o novo Plenário já está com toda força. Fazendo boas articulações com o governo do Estado, e isso é importante para boas articulações”, elogiou.

Legisladores

O Deputado Estadual Amarildo Cruz e dois vereadores que representam a classe da enfermagem na Câmara, compuseram a mesa de autoridades, Hederson Fritz (PSD), e Cida Amaral (Podemos), elogiaram e desejaram boa sorte a nova gestão.

“Acredito que com os novos gestores do Coren-MS a enfermagem do Estado só tem e crescer. Desejo sorte e sabedoria à todos”, falou Cida Amaral.

“Agora estamos com um conselho forte e muitas mudanças boas ocorrerão, então eu desejo como enfermeiro que nós consigamos avançar na coletividade, tornar referência esse conselho”, disse Fritz.

Além dos parlamentares compuseram a mesa de honra junto com o presidente do Coren-MS: Dra. Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves (representando o governo do Estado); Dr. Leocarlos Moreira (Cofen); Capitão Leandro Júnior de Lima (Exército); Dr. Sônia Solange Ennes Pessoa (Abenfo-MS); Dr. Wilson Brum Júnior (UEMS) e Dra Arminda de Pádua Del Corona (UFMS). Também o presidente do Coren-MS estava a mesa com todas as autoridades.

Entre os presentes estiveram, o diretor-presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, o presidente do Conselho Regional de Veterinária Dr João Vieira de Almeida Neto, representante do Conselho Regional de Odontologia Dr Robson Ajala Lins, a Diretora de Enfermagem do Hospital Universitário Dra Ana Charbel, a Chefe de Enfermagem do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Dra Nívea Lorena Torres, entre outras autoridades, profissionais de enfermagem e membros da sociedade.

Discurso de posse proferido pelo presidente do Coren-MS

Boa noite.

Inicialmente quero agradecer a comunidade de enfermagem Sulmatogrossense, por ter depositado nas chapas Mudar para Avançar a confiança através do voto democrático, que possibilitou honrosamente representa-los no Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul. Nosso muito obrigado!

Agradecemos, também, ao Conselho Federal de Enfermagem, na pessoa do Presidente Dr Manoel Neri, aqui representado pelo ilustre Conselheiro Federal Dr Leocarlos Moreira, por terem oportunizado que todos os profissionais de enfermagem pudessem escolher seus representantes em nível nacional, seguindo as premissas da Lei 5.905/73, que criou o sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem.

É com muita satisfação que assumimos a gestão do COREN-MS nesse próximo triênio 2018-2020. O plenário, composto por 10 conselheiros regionais, tem a convicção do desafio em representar e dirigir uma autarquia, e isso nos faz reafirmar o desejo de ter gestão compartilhada com entidades representativas da enfermagem, instituições formadoras, profissionais, gestores, sociedade e outros setores do poder público.

Nosso sentimento é de compromisso com a sociedade, especialmente os mais de 20 mil profissionais de enfermagem do Mato Grosso do Sul. São mais de 6 mil enfermeiros e mais de 15 mil técnicos e auxiliares de enfermagem, que anseiam por políticas em prol da profissão. Nesse sentido, estamos atentos para a inserção de profissionais nos mais diversificados postos de trabalho que requerem a categoria da enfermagem.

Nossa responsabilidade supera a dimensão do total de profissionais no estado, haja vista que, se levar em consideração que sou o único enfermeiro em minha casa e que mais 4 pessoas dependem do meu ganho para sobreviver, então teremos a dimensão do que representa a enfermagem no MS, cerca de 23 mil famílias e, provavelmente, mais de 100 mil pessoas que dependem dessa nobre profissão

E a sociedade? O que representa a enfermagem para a sociedade? Vejamos alguns poucos exemplos da dimensão dessa tão importante profissão:

Os indicadores de mortalidade infantil decresceram nas últimas décadas, do mesmo modo, mas não na mesma intensidade a mortalidade materna também decresceu. As doenças crônicas sobressaem as imunopreveníveis. A expectativa de vida aumentou. Todas essas informações contaram e contam com o labor de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. São inúmeros os exemplos que poderia discorrer do tão importante são os profissionais de enfermagem, que diuturnamente prestam serviços relevantes à sociedade.

O que seria da saúde das crianças sem o controle das doenças prevalentes? Das gestantes sem o pré-natal e o parto? Do programa de imunização? Do controle do câncer, entre tantas outras ações que contam com profissionais de enfermagem 24 horas por dia.

Então, é momento de discutirmos políticas de fortalecimento de uma profissão tão essencial quanto nobre.
Asseguro-lhes, que o plenário do COREN MS está envolvido nos processos de defesa da profissão, em fazer avançar as conquistas de gestões anteriores e projetar a enfermagem Sulmatogrossense no cenário internacional.

Acreditamos ser oportuna a participação e o envolvimento do COREN-MS em políticas defendidas pelo COFEN, a exemplo das práticas avançadas de enfermagem e a formação interprofissional, como garantia de que seguiremos juntos e fortalecidos.

Pretendemos dar um choque de gestão, colocar o COREN-MS no nível de tantos outros bons exemplos que temos pelo Brasil. Nesse sentido, em exatamente um mês de trabalho, já modernizamos o acesso para todos os profissionais.

Conversamos com todos os setores que integram o COREN-MS no sentido de atender as necessidades para o pleno atendimento aos profissionais que mantém a autarquia. Já temos condições de emitir a carteira profissional no mesmo dia em que foi solicitada, superando os mais de dois meses que levava.
Reafirmamos nossos compromissos assumidos em campanha:

Esclarece à sociedade a relevância das ações de enfermagem

Promover a visibilidade social da importância do trabalho da equipe de enfermagem à sociedade

Criar meios para o sentimento de pertencimento da enfermagem para todos os profissionais

Fortalecer as práticas interdisciplinares e multidisciplinares

Criar as linhas de cuidados estadual

Promover o empoderamento da enfermagem como participante da equipe de saúde

Destacar a autonomia do profissional de enfermagem

Articular programas de aprimoramento e valorização profissional

Atuar junto com o legislativo estadual e municipais, visando a elaboração de leis de interesse da enfermagem

Trabalhar em conjunto com sindicatos, associações, escolar formadoras, no sentido de fortalecer a profissão

Promover o fortalecimento e a expansão das comissões de éticas de enfermagem

Sebastião Júnior

Qualificar os membros das comissões de ética

Propor ao COFEN o programa anuidade zero, tal qual a OAB

Tornar o COREN MS parte do processo de ensino, pesquisa e extensão

Promover a valorização dos funcionários do COREN MS

Demandar ao Ministério Público Federal ações de interesse da enfermagem

Julgar as demandas transformadas em processos éticos disciplinares

Fazer cumprir o dimensionamento de pessoal

São essas e muitas outras propostas que defendemos na gestão “Mudar para avançar” e contamos com o apoio e colaboração de todos. Inovaremos com a implantação do sistema de divulgação das experiências exitosas em todo o MS, contando com a participação de profissionais de enfermagem interessados em divulgar seus trabalhos nos veículos de comunicação do COREN-MS, ampliando a visibilidade do trabalho nos 79 municípios do estado.

Nosso muito obrigado à equipe de trabalhadores do COREN-MS, mesmo após um dia de trabalho estão aqui conosco nesse momento solene, agradecemos a dedicação, acolhida e parceria de vocês no cotidiano. Vocês são muito importantes para o desenvolvimento da enfermagem no Mato Grosso do Sul, temos em vocês importantes parceiros nessa gestão que inicia.

Às autoridades aqui presentes e a todos que vieram festejar esse momento de muita alegria, nosso muito obrigado e um forte abraço.

Convicto dos ideais que regem meus princípios, a minha história de vida e os compromissos assumidos em prol de uma sociedade fraterna, equânime e solidária é que encerro minhas palavras.

Muito obrigado!

Diplomação:

 

Aparecido Vieira Carvalho

Alisson Daniel Fernandes da Silva

Carolina Lopes de Morais

Cleberson dos Santos Paião

Gismaire Aparecida da Costa Vacchiano

Hugo Henrique Benites Lorentz

Rodrigo Alexandre Teixeira

Virna Liza Pereira Chaves Hildebrand

Sebastião Junior Henrique Duarte

Rodrigo Rodrigues de Melo





  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem