Planos de Saúde terão que cobrir consulta de Enfermagem Obstétrica
A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou hoje (25) o novo rol de procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos de Saúde, incorporando, pela primeira vez, a consulta com enfermeiro obstétrico ou obstetriz.
A recomendação foi apresentada à ANS pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e outras entidades. “É uma vitória das mulheres brasileiras, que fortalece a autonomia e humanização da assistência ao pré-natal, parto e puerpério. Agora, as mulheres podem cobrar o direito à consulta pré-natal e puerpério (pré-natural) na rede privada”, avalia o coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher, Herdy Alves.
A não-cobertura da consulta de Enfermagem Obstétrica era um dos principais obstáculos das usuárias de planos de Saúde que buscam parto normal. Uma assistência pré-natal adequada, centrada na mulher, com uma equipe multidisciplinar, favorece a identificação precoce de riscos, sendo relacionada à redução das principais causas de mortalidade materna e neonatal.
A ANS determinou a cobertura obrigatória de até 6 consultas de pré-natal e até 2 consultas de puerpério. As consultas devem ser realizadas por profissional habilitado por seu Coren para atendimento obstétrico e devem ser solicitadas por escrito pelo médico assistente que coordena o cuidado na equipe multiprofissional de saúde.
Fonte: Ascom – Cofen
Veja Mais
- 22/04/2021 18:34
Senador Nelson Trad Filho manifesta apoio ao PL do Piso Salarial - 22/04/2021 12:22
MS ganha enfermeiros bombeiros voluntários e pode ter concurso para cargo - 20/04/2021 10:17
Feriado Tiradentes: não haverá expediente nesta quarta (21) - 19/04/2021 16:09
Nota: não há indícios de que vídeo de vacinação irregular foi gravado em Campo Grande (MS) - 16/04/2021 16:45
Coren pressiona senadores de MS a apoiarem PL 2564/2020 pelo piso salarial da enfermagem