21/03/2019

Pesquisador desenvolve trabalho sobre Planejamento Familiar para homens e busca por métodos contraceptivos

Trata-se de uma dissertação de mestrado que integra o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMS

O pesquisador Wesley Gomes da Silva defendeu nesta quarta-feira (20), no auditório do Coren-MS, a dissertação de mestrado intitulada “O planejamento familiar na opinião de homens e a busca pelo método contraceptivo definitivo”. O trabalha integra o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da UFMS e se enquadra na linha de pesquisa “Políticas e práticas em saúde, educação e enfermagem”.

O trabalho foi orientado pelo professor e presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte. Complementaram a banca de defesa os seguintes membros: Dr. João Alexandre Queiroz Juveniz; Dr. Marcos André de Matos e o co-orientador do trabalho, Dr. Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida.

A defesa dessa dissertação foi a primeira no auditório da nova sede do Coren-MS e ocorreu na semana da solenidade de inauguração.

Pesquisador Wesley Gomes da Silva

O trabalho teve como objetivo principal apreender as representações sociais de homens a respeito do Planejamento Familiar, função esta na qual os profissionais de enfermagem tem um importante papel de orientação.

Assegurado pela lei número 9263 de 1996 da Constituição Federal, o Planejamento Familiar é o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

O pesquisador concluiu que os homens tem dificuldade de acesso ao Planejamento familiar, porém, destacou também importantes avanços, como o crescente número de procuras masculinas ao procedimento de vasectomia. O levantamento realizado por Wesley Silva mostrou que 48,1% dos homens entrevistados procuraram o procedimento de vasectomia, o que representa uma maior parceria destes com suas companheiras.

Ao final, a pesquisa foi bem avaliada pela banca de defesa e considerada inédita, visto que apresenta um panorama de aspectos da função reprodutiva masculina no cenário contemporâneo.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem