12/05/2015

Palavra do Presidente: Dia Nacional do Enfermeiro e Internacional da Enfermagem

No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem

12 de maioNo dia 12 de maio comemora-se mundialmente o dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

O Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia Internacional do Enfermeiro passou a ser uma data comemorativa no Brasil no ano de 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, através de decreto-lei.

 

Entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira.

No dia 20, comemora-se em todo Brasil o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. A data foi instituída pela Resolução 294/2004, do Conselho Federal de Enfermagem.

A profissão de enfermeiro a muitos anos foi desenvolvida por abnegados que cuidavam dos doentes, idosos e deficientes. Com o tempo, estes cuidados de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surgiu entre os religiosos, como um sacerdócio.

No século XVI, a Enfermagem inicia como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, como Enfermagem moderna na Inglaterra A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira – compreende desde o período colonial até o final do século XIX e analisa a organização da Enfermagem no contexto da sociedade brasileira em formação.

Desde o princípio da colonização foi incluída a abertura das Casas de Misericórdia, que tiveram origem em Portugal. A enfermagem hoje enfrenta desafios, em um mundo moderno mutável e onde a saúde exige continuamente aprendizado dedicação postura e acima de tudo profissionalismo, não podemos hoje mais exergar a enfermagem como uma dedicação pela assistência, hoje tornou-se um fator além da ciência, exigente, presente e inserida em todos os aspectos de saúde ofertados à uma sociedade.

Os novos integrantes dessa categoria transcendem hoje além do cuidado da assistência, mas preparam-se no conhecimento, na judicialização, na parte técnica, no dimensionamento, na sistematização e na estrutura organizacional, acima de tudo. Ampliar as áreas de conhecimento e interagir com as diversas situações da gestão e da informação, dominar tecnologias e conhecimentos jurídicos.

Faz hoje do profissional de enfermagem um novo membro atuante na sociedade moderna, seja presente na ação de atendimento ao paciente, seja como colaborador em equipe de saúde ou membro de gestão de institucional ou até mesmo como denunciante nas situações degradantes do ser humano.

O novo momento exige trabalha e modifica todas as áreas e não há de excluir dessa mudança a histórica trajetória da enfermagem como todo elemento que atua no meio também se altera perante os anos ampliando o conhecimento intercultural. Nossa missão tornou-se única, unidos, pela saúde do ser humano.

Na busca de uma atenção plena ao ser, onde a dignidade, a estrutura e o atendimento, compõe as politicas de saúde que devem ser geridas fiscalizadas e direcionados em prol de toda a sociedade.

PARABÉNS ENFERMEIROS DO BRASIL PELO SEU DIA!
DIOGO NOGUEIRA DO CASAL
Presidente Interventor  do Coren-MS




  • vagas enfermagem
  • BannerLateralMunean
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralAnjosEnfermagem