- Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul - http://ms.corens.portalcofen.gov.br -

Novos conselheiros são empossados pedindo políticas à Enfermagem de MS

Na manhã desta segunda-feira (4), foram empossados os novos conselheiros que representarão a Enfermagem sul-mato-grossense entre os anos de 2021 e 2023. A cerimônia teve público restrito devido às medidas de prevenção à Covid-19, mas foi publicizada em transmissão ao vivo realizada na página oficial do Conselho no Facebook.

No ato de posse do novo plenário do Coren-MS, foram lembradas as vidas perdidas para a doença, foi exaltada a Ciência e houve pedido de mais políticas em benefício à Enfermagem de Mato Grosso do Sul. “As palmas recebidas durante a pandemia fazem muito bem à Enfermagem, mas não é só delas que precisamos. Precisamos, acima de tudo, de políticas. Políticas que vão refletir benefícios a toda a sociedade”, declarou o conselheiro Dr. Sebastião Duarte.

Os conselheiros empossados comprometeram-se em zelar pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem e pela Saúde da população em Mato Grosso do Sul. Pela primeira vez na história do Coren-MS, o número de representantes foi ampliado de 10 para 14.

Membro da comissão das últimas eleições conduziu a posse

Dr. Sebastião Duarte, eleito pelos conselheiros para o cargo de presidente do Coren-MS

“Sabemos que zelar pela profissão que constitui a maior força de trabalho da área da Saúde não é tarefa fácil, mas depositamos nossas esperanças nesta nova gestão e em nome da Comissão Eleitoral, acreditamos que a enfermagem unida faz um Coren forte”, declarou o Dr. Dieimes da Silva, membro da Comissão Eleitoral para as Eleições 2020 do Coren-MS.

Eleição de diretoria e delegados(as) regionais foi realizada entre o novo plenário

Eleição de diretoria e delegacia regional – Após o empossamento, os conselheiros elegeram os membros da diretoria e delegacia regional do Coren-MS. Assim ficou definido:

Presidente – Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte
Secretário – Dr. Rodrigo Alexandre Teixeira
Tesoureiro – Dr. Cleberson dos Santos Paião
Delegada regional – Dra. Nívea Lorena Torres
Delegada regional suplente – Dra. Lucyana Justino

Todos os 14 conselheiros do Coren-MS empossados

Para conferir todos os nomes e um breve currículo de todos os novos conselheiros, clique aqui [1].

Leia parte do discurso de posse dos representantes do novo plenário do Coren-MS:

Se inicia uma nova trajetória para a Enfermagem sul-mato-grossense. A OMS dedicou o ano de 2020 à Enfermagem, mesmo sem saber o que a Enfermagem enfrentaria, por acreditar que são profissionais capazes de ampliar tanto a cobertura quanto o acesso universal à Saúde. Tivemos grande exemplo disso ao ver o que ocorre nesta pandemia, que assola tantas pessoas, entre elas alguns profissionais da Enfermagem que estavam ali para salvar vidas.

A Enfermagem sempre esteve presente na vida de cada pessoa, desde muito de ter recebido um ano especial a ela, se voltarmos no tempo veremos como eram altos os índices de mortalidade materna, mortalidade infantil e de doenças imunopreveníveis. Por falar em doenças imunopreviníveis, eu não consigo imaginar uma campanha de vacinação sem profissionais de Enfermagem.

As palmas fazem muito bem à Enfermagem, mas não são só de palmas que precisamos. Nós precisamos de políticas.

E neste sentido, venho dizer aos senhores e senhoras que nós temos esse compromisso assumido publicamente ao lançar os nossos nomes para trabalhar de modo honorífico em prol da Enfermagem. Temos o compromisso de zelar pela Lei do Exercício Profissional e não negociamos a lei. Muitas vezes o cumprimento da legislação nos leva à indisposição com gestores e políticos que não se sensibilizaram que esta autarquia é voltada para o interesse da sociedade. Tudo o que aqui é deliberado, é deliberado para a sociedade […].

Voltamos a dizer que nossos profissionais precisam além de palmas, precisam de políticas voltadas a eles, porque isso refletirá em benefícios à sociedade da qual todos nós somos membros […].

Então, conselheiros, hoje assumimos publicamente perante a sociedade o nosso compromisso com ela. Fortalecer a Enfermagem e fazer o Coren-MS avançar é o que faremos, e isso vai trazer bons resultados à sociedade.

A cerimônia foi encerrada com a leitura dos principais compromissos da nova gestão, denominada “Enfermagem Unida, Coren forte”. Leia todos eles clicando aqui [2].