20/06/2018

Novo Código de Ética: importante conhecer seus direitos e deveres

Aproveite e acesse o Novo Código de Ética da Enfermagem

Como em toda profissão regulamentada a enfermagem também tem o seu Código de Ética para o alinhamento dos direitos e deveres entre os profissionais. O documento regula as regras que devem ser seguidas pela categoria. E este ano, em abril, um novo Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem (CEPE) entrou em vigor com mais clareza e objetividade.

A reformulação começou a ser elaborado no fim de 2016 que contou com a participação dos Conselhos Regionais de todo o país. O novo CEPE tem 119 artigos e cinco capítulos que esclarecem com mais facilidade as normas da profissão.

Entre os destaques das mudanças observamos o artigo 35 que fala sobre o carimbo em documentos, conforme o item o uso do mesmo se tornou facultativo revogando o artigo 5º da Resolução Cofen 545/2017. Mas o nome completo do profissional, número e categoria de inscrição no Conselho, rubrica e/ou assinatura ainda devem constar.

Ainda pela ordem, o artigo 42 ressalta que o profissional deve respeitar a vontade do paciente na tomada de decisão, conforme os princípios éticos e legais. O 52 aborda sobre o sigilo que deve ser respeitado no que se refere ao paciente.

Divulgação de imagens

O artigo 86 traz um tema de alta relevância, o item diz que é proibida a divulgação de imagens que identifiquem pessoas ou instituições, sem a autorização dos mesmos, isso serve para qualquer meio de comunicação sem isentar as redes sociais.

O 108 no seu inciso 4º estabelece que a penalidade de suspensão do exercício profissional passa a ser de 90 dias, anteriormente o prazo era de 29 dias.

Ética

De acordo com o dicionário, ético é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de uma pessoa, de um grupo social ou de uma sociedade. A palavra é originária do grego que tem por seu significado aquilo que pertence ao caráter.

Profissionais da enfermagem de Mato Grosso do Sul leiam o Código de Ética, é importante estudar o documento para entender como as normas da nossa categoria são regidas. Busquem a informação e saiba como agir em casos que ferem a ética da profissão.

Novo Código de Ética em anexo confira:

 


Anexos

27 KB vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document Baixar




  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem