08/02/2020

Nota do Coren-MS em apoio à enfermeira agredida e ofendida em Dois Irmãos do Buriti

Caso ocorreu na sexta-feira (07/02), no Hospital Municipal

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) manifesta solidariedade e apoio à enfermeira ofendida e agredida na última sexta-feira (07/02) pela mãe de um paciente, no Hospital Municipal de Dois Irmãos do Buriti (MS).

Considerando que o paciente não tem total controle de seus atos em razão da dependência química, e que esse mesmo fator desestabiliza emocionalmente seus familiares, o episódio trata-se de uma fatalidade.

Os profissionais de Enfermagem, por trabalharem com o público, estão sujeitos a sofrerem violência. No entanto, o Coren-MS defende que as situações evitáveis sejam prevenidas com mais segurança e vigilância nas unidades de saúde de todo o estado, bem como punidos os seus autores.

Esclarecemos à profissional de Dois Irmãos de Buriti e a todos os outros que, além do direito de fazer uma denúncia à Polícia Civil e ter o caso julgado pela Justiça comum, é cabível fazer pedido de DESAGRAVO PÚBLICO. Basta requerer, por escrito, a defesa de seus direitos e prerrogativas em sessão pública na sede de seu Conselho de Classe.

O profissional pode pedir o Desagravo Público em caso de ofensa ou agressão sofrida por parte de profissionais de outras áreas e pela população em geral. No caso de isso acontecer entre dois profissionais da Enfermagem, o Coren-MS e demais Corens também atuam, instaurando Processo Ético para apurar os fatos e julgar o caso. Se assim for decidido, medidas punitivas são aplicadas.

O Coren-MS, por fim, reforça que está ao lado do profissional e pronto para atuar em caso de quaisquer ocorrências que afetem o exercício das funções dos profissionais da Enfermagem. Nossos telefones, e-mails e Ouvidoria são canais sempre abertos a denúncias e pedidos de orientação.