10/05/2022

No mês da Enfermagem, Coren-MS recebe de presente duas novas subseções nos municípios de Dourados e Três Lagoas

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) passa a ter sede próprias nas subseções de Dourados

O imóvel adquirido por meio do Cofen e Coren-MS, possui 360 m², localizado na Rua Hilda Bergo Duarte, nº 959, Vila Planalto

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) passa a ter sede próprias nas subseções de Dourados e Três Lagoas. As aquisições dos imóveis representam a concretização de um sonho. É o fim das mudanças de endereços, economia no pagamento de aluguel e o fortalecimento da Enfermagem nas regiões. A inauguração acontece, no dia 12 de maio, em Dourados, em comemoração ao Dia do Enfermeiro, e no dia 20 de maio, em Três Lagoas, no Dia dos Técnicos, Técnicas e Auxiliares de Enfermagem. As solenidades fazem parte da programação de atividades da 10ª Semana da Enfermagem.

A servidora, Lucimar Medeiros, atua 27 anos na subseção de Dourados, e, relembra os primeiros anos: “Meu contato com os profissionais e a sede em Campo Grande era feito num orelhão”

Dourados, a 229 km de Campo Grande, foi a primeira cidade do interior de Mato Grosso do Sul a receber uma subseção do Coren-MS em 1991. O primeiro local era uma sala cedida no Hospital Santa Rita. Passou para um prédio da Avenida Marcelino Pires onde tinha apenas uma escrivaninha, três cadeiras, um sofá e uma estante cedidas. Hoje, responsável pelo setor de anuidade, a servidora Lucimar Medeiros Duarte Mustafá, relembra com carinho os primeiros anos da subseção de Dourados. “Eu trabalhava com uma máquina de escrever e fazia tudo manualmente. Meu contato com os profissionais e a sede em Campo Grande era feito num orelhão, eu tinha que levar um saco de fichas telefônicas para poder ligar”, recorda Lucimar, que possui 27 anos de atuação.

Diversas mudanças aconteceram ao longo dos anos acompanhando o crescimento da subseção na cidade. Por 19 anos, o Coren-MS ficou instalado no segundo andar do Conjunto Edifício Dom Teodardo. Este período o quadro de funcionários cresceu com a contratações dos enfermeiros fiscais. A gestão do Coren-MS, “Enfermagem Unida, Coren Forte”, proporcionou melhor estrutura a subseção de Dourados.

Nos últimos sete anos, em que esteve localizada na Rua Ciro Melo, no Jardim Central, a subseção recebeu móveis novos, ar condicionado, impressora e computadores. “É uma alegria imensa saber que logo estaremos em um local próprio, onde terá tudo novinho. Para quem viu tudo começar e onde chegamos. É um passo muito grande a nova subseção”, comemora a servidora Lucimar.

Servidores em frente da antiga sede em clima de despedida; a mudança começou na última sexta-feira (6)

A subseção de Dourados é responsável pelo atendimento de 7,3 mil profissionais. A macrorregião é formada pelos municípios de Angélica, Aral Moreira, Amambai, Antônio João, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Jateí, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranhos, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

De casa nova
Dourados encaminha para ter a sede definitiva. O imóvel adquirido por meio do Cofen e Coren-MS, possui 360 m², localizado na Rua Hilda Bergo Duarte, nº 959, Vila Planalto. Nos últimos meses, o espaço passou por reforma e adequações. A nova subseção terá um auditório com capacidade de até 50 pessoas. “É uma conquista que representa mais do que a economia de aluguéis ou de um espaço mais adequado. Significa a presença do Coren-MS como órgão representativo de interesses dos profissionais e da sociedade”, disse presidente do Coren-MS, Sebastião Duarte.

Três Lagoas possui a subseção desde agosto de 2019, o novo local é mais amplo e confortável para atendimento dos profissionais da região Costa Leste

Subseção em Três Lagoas
Três Lagoas, a 325 km de Campo Grande, possui a subseção desde agosto de 2019. O local já teve dois endereços diferentes em pouco mais de três anos de funcionamento. Sua sede definitiva representa um espaço mais amplo e confortável para atendimento dos profissionais da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul, que faz divisa com o estado de São Paulo.

A nova subseção possui 350 m² e está localizada na Rua Dr. Munir Thomé, nº 2706, Jardim Alvorada. A macrorregião é formada pelos municípios de Aparecida do Taboado, Anaurilândia, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas, sendo representado por 2,4 mil profissionais.