23/05/2018

Minicursos são realizados na “7ª Semana de Enfermagem Sul-mato-grossense de Enfermagem” de Coxim

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (22) no auditório da UFMS

Palestra Dr. Cristiane Marília Ost, (“Atualização em Curativos”)

Com uma participação considerável, profissionais, técnicos e estudantes de enfermagem acompanharam o minicurso do Dr. Wilson Trindade Junior. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (22) no auditório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Coxim com o tema “Prescrição de medicamento por enfermeiros”.

A ação fez parte da “7ª Semana Sul-mato-grossense de Enfermagem – Uma Voz para Liderar – A Saúde é um Direito Humano”. Dr. Brum, ministrante do curso, é professor na UEMS de Dourados, ele esclareceu sobre todas a dúvidas pertinentes ao assunto baseado na Resolução Nº 564 do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem)

Dr. Brum aponta que no Brasil os órgãos de ensino não aprofundam, em suas grandes curriculares, sobre as prescrições de medicamentos por enfermeiros. Um fato que seria muito importante ao currículo do profissional, segundo o especialista.

O professor ressaltou também sobre os erros na administração de medicamentos, e pontuou a importância do conhecimento que o profissional precisa obter à aplicação correta de cada produto para uma prescrição correta.

Erros prescrições, entre eles a leitura incorreta do farmacêutico nas receitas, erro de horário, doses e até mesmo o inconformidade de preparo da medicação foram pontuados pelo Dr. Trindade.

Dr. Wilson mostrou um manual de verificação para prescrição segura de medicamentos. Foram dez pontos apresentados que falam da identificação do paciente, sobre o não uso de abreviaturas, legibilidade e outros passos importantes para um atendimento sem erros.

Ainda há resistência

Enfermeira Bruna Rafaela Costa

De acordo com a enfermeira, Bruna Rafaela Costa, de 26 anos, que atua em Coxim, na área da enfermagem, há cinco anos, afirmou que muitos médicos ainda resistem sobre a questão da prescrição de medicamentos por enfermeiros.

“Quando conseguimos trabalhar com médicos parceiros eles nos dão essa abertura, nós conseguimos trabalhar no mesmo nivelamento”, afirmou.

“Mas há médicos que não tem essa parceria e não compreende que nos estamos no mesmo nível de atenção ao paciente. Pois eles acham que estão perdendo espaço da prescrição para nós da enfermagem”, acrescentou.

A enfermeira relatou também, que para mudar essa triste realidade ela e os colegas de trabalho tentam dialogar o máximo possível com os médicos para que não haja conflitos. Conforme Bruna, se houver a compreensão, principalmente dos médicos mais antigos, que todos trabalham em equipe essa resistência poderia acabar.

Atualização em Curativos

A Dr. Cristina Marília Ost, fez uma maratona de minicursos nesta terça-feira (22) em Coxim, com o tema “Atualização em Curativos”, ela treinou profissionais da enfermagem do Hospital Regional Alvaro Fontoura, pela manhã, e durante à tarde repetiu o tema no auditório da UFMS.





  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem