Lançamento da pós-graduação de Enfermagem em Estomaterapia

Inscrições para o processo seletivo iniciam em 1º de novembro

Legislação Rápida

Preencha os campos abaixo e faça a consulta na legislação

A Faculdade NOVOESTE acaba de lançar a pós-graduação lato sensu de Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências, a primeira e única de Mato Grosso do Sul. A especialidade em Estomaterapia abrange uma ampla área de conhecimento em estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, feridas agudas e crônicas e incontinência anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, o que gera extensa oportunidades de atuação para o especialista.

As possibilidades de campo de atuação podem ser assistenciais, gerenciais, assessoria, consultoria, ensino, pesquisa e vendas. O desempenho profissional do estomaterapeuta pode ocorrer tanto em serviços públicos como privados, em ambientes hospitalares, ambulatoriais, domiciliar, clínicas e consultórios.

É uma especialidade em expansão e que apresenta constantes avanços científicos e disponibilidade de recursos tecnológicos de ponta para uma melhor prática do cuidado. A complexidade e a diversidade das ações assistenciais, assim como as novas exigências do mercado de trabalho para uma prática assistencial segura e eficiente, fazem emergir a importância em ofertar essa qualificação profissional em nosso estado e para região Centro-Oeste.

A proposta do Curso de Especialização em Estomaterapia foi construída de acordo com as Diretrizes preconizadas pela SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia) e pelo WCET (World Council of Enterostomal Therapists) de forma a obter o credenciamento de certificação de qualidade que tem como principal finalidade garantir uma formação com padrão internacional pautada nos preceitos da formação qualificada do especialista.

A duração do curso é prevista para 18 meses, com uma carga horária de 470 horas obrigatórias, sendo distribuída em aulas teórico-práticas, estágio supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estágio supervisionado será realizado ao final de cada módulo teórico, totalizando 3 módulos (estomias, feridas e incontinências) com duração de 5 dias úteis para cada módulo, de segunda-feira a sexta-feira.

O TCC será desenvolvido ao longo do período, tendo até três meses (prazo máximo) após a conclusão das disciplinas. Este será orientado por professores ligados ao projeto e ou docentes convidados com titulação mínima de Mestrado.

A coordenação é da prof.ª Cristiane Marilia Ost, Enfermeira Especialista em Estomaterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC/PR (2011) e Ti-SOBEST (2018), com atuação em
Estomaterapia com consultório e Membro da SOBEST e WCET.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o processo seletivo vão de 01/11 a 22/11, para enfermeiros com experiência no mínimo de 1 ano em uma das áreas de estomaterapia (feridas, estomias e ou
incontinências) e podem ser feitas pelo Portal de Pós e MBA, no endereço Rua Rui Barbosa, 1792, Centro ou pelo telefone (67) 3306-0072 e WhatsApp (67) 99172-2581.

CONVÊNIO – Estando em dia com a anuidade do Coren-MS, o profissional tem 10% de desconto em qualquer especialização.

SOBRE A FACULDADE NOVOESTE – A instituição é Credenciada no MEC, líder em pós-graduação no MS, ofertando especializações lato sensu presenciais de Alto Nível na área da Saúde, com docentes que são referência na área local e nacional e atuantes no mercado de trabalho.

Possui diferenciais em seus cursos como aulas práticas, visitas técnicas, viagens técnicas já inclusas na mensalidade e estágios supervisionados.