08/04/2022

Inscrição remida: a satisfação de Cássia de atuar 30 anos na enfermagem

Muito mais do que receber a inscrição remida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) é

“Gosto de estar fazendo o que eu faço”, diz a docente do curso de enfermagem, de mestrado da UEMS e da residência multiprofissional do Hospital Universitário pela Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD), Dra. Cássia Barbosa Reis

Muito mais do que receber a inscrição remida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) é ter a satisfação do que alcançou na profissão. A enfermeira, Dra. Cássia Barbosa Reis, completou 32 anos de enfermagem e recebeu outorga por ter contribuído regularmente com as obrigações com Cofen/Conselhos Regionais de nunca ter sofrido penalidade administrativa e ou/ética na sua trajetória profissional e quitado todas as anuidades.

Formada pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), Cássia tirou a carteira profissional pelo Coren do Paraná em 1991. Ela mudou-se para Dourados após passar no concurso na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A profissional comemora o fato com a satisfação de poder atuar por tanto tempo na profissão em “que não escolheu, mas que foi escolhida pela enfermagem”.

“Gosto de estar fazendo o que eu faço”, diz a docente do curso de enfermagem, de mestrado da UEMS e da residência multiprofissional do Hospital Universitário pela Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD). “Já trabalhei em diversas áreas da profissão, ela é muito ampla, por isso dá condição de se desenvolver o melhor do seu trabalho”, afirma.

No dia 25 de março, ela esteve na subseção do Coren-MS de Dourados para retirar da carteira remida e ter alcançado mais uma etapa profissional e da vida. “A inscrição remida é mais uma etapa. São etapas que se passam como foi da formação, da graduação e de outras especializações. A emoção que sinto carrego durante todos os 30 anos em que pude atuar fazendo o que eu gosto”, completou.

Já tem 30 anos de atuação na enfermagem?
Saiba que a inscrição remida é um direito dos profissionais por ter 30 anos de contribuição com anuidade no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O benefício é um reconhecimento pelo serviços prestados à classe permitindo que o profissional fique isento da taxa e continue exercendo a profissão.

O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Duarte, frisa que fato do profissional, por exemplo, se aposentar com 25 anos de contribuição pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nem sempre está atrelada ao remida. “Vai contar a partir da primeira inscrição feita. Pode ter sido auxiliar em enfermagem, técnico de enfermagem e enfermeiro. Existe um contingente de técnicos de enfermagem em Mato Grosso do Sul que já podem solicitar o pedido”, informou Sebastião.

Como solicitar  a inscrição do remida?
É preciso estar com débitos em dia junto ao Conselho, inclusive a anuidade do ano vigente. Para entrar com o pedido é pelo autoatendimento, acesse http://ms.corens.portalcofen.gov.br/servicos-online.