06/11/2019

Informativo 19ª edição

Outubro/2019
Topo
18ª edição – Setembro/2019
Você vai ler agora sobre: pacote de medidas econômicas; ações do Coren-MS pelo cumprimento do dimensionamento profissional e pela defesa da autonomia da Enfermagem; e outros destaques. Confira!
Em Destaque
Coren-MS lança pacote de medidas econômicas em benefício da Enfermagem

O Coren-MS lançou um pacote de medidas econômicas que vai beneficiar todos os cerca de 24 mil auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros inscritos no estado. Entre as principais delas estão o congelamento do valor da anuidade 2020 e a redução do valor de sete taxas de serviços, além da extinção de 12 delas, também no próximo ano.

Outra medida é a anuidade única para o profissional inscrito em mais de uma categoria profissional. Se ele está registrado como técnico de enfermagem e enfermeiro, por exemplo, passará a pagar somente a anuidade de enfermeiro, que é da categoria de maior nível de formação.

A conciliação de débitos profissionais é uma medida já em vigor que está no pacote. Por meio dela, inscritos que estão em débito com o conselho podem ter até 100% de desconto nos juros e multas e realizar parcelamento em até 12 vezes.

As medidas passarão a valer a partir de 1º de janeiro de 2020, com exceção ao desconto e parcelamento de débitos em atraso, que já vigora e deve ter continuidade no ano que vem. Diante da crise econômico-financeira que afeta o salário dos profissionais da Enfermagem em Mato Grosso do Sul e no Brasil, a atual gestão do Coren-MS entende as medidas necessárias para garantir a adimplência entre os inscritos. Leia mais.

Noticias

Rede pública de saúde de Dourados terá mais enfermeiros após ação do Coren-MS

Após reunião com a Fundação de Saúde de Dourados, mediada pelo Ministério Público Estadual (MPMS), o Coren-MS garantiu o reforço de 20 enfermeiros para atuarem no Hospital da Vida e em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Dourados.

O acréscimo de profissionais vem após o Conselho notificar a prefeitura, entrar com uma ação civil pública contra o hospital e aprovar em plenário a interdição ética da unidade. O déficit de enfermeiros foi constatado por meio de denúncias e ação de fiscalização do Conselho.

“Sabemos do nosso dever de fazer cumprir o dimensionamento profissional nas unidades de saúde, por isso, continuaremos cobrando e agindo. Ainda assim, reconhecemos que ter conseguido mais 20 enfermeiros já representa melhor qualidade de atendimento em saúde para a população e também de vida para as famílias desses novos profissionais contratados”, disse o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte. Leia mais.

Coren atua junto ao MPMS para devolver autonomia à Enfermagem da Capital
Em audiência realizada na sede do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPMS), o Coren-MS defendeu que a autonomia dos enfermeiros vinculados à Secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau) volte a ser respeitada nas unidades de atendimento de urgência e emergência do município.

De acordo com denúncia e relatórios de fiscalização encaminhados à gestão municipal, o trabalho da equipe de Enfermagem desses locais está sofrendo interferência por pessoas vinculadas à própria prefeitura, que não são da área da saúde. Elas têm desrespeitado a classificação de risco e mudado a ordem de atendimento de pacientes, comprometendo processos de trabalho dos enfermeiros e violando direitos da população. Leia mais.

Profissional
Coren apoia o 21º Congresso e o 2º Simpósio Multiprofissional de Cardiologia
Realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o 21º Congresso de Cardiologia de Mato Grosso do Sul e o 2º Simpósio Multiprofissional de Cardiologia tiveram o apoio do Coren-MS para debater os avanços na área a partir da perspectiva multidisciplinar. Leia mais.
Prefeitura de Sete Quedas e Coren-MS assinam TAC para contratar enfermeiro
A prefeitura de Sete Quedas assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) comprometendo-se a contratar um enfermeiro para atuar na Atenção Básica do município até novembro deste ano. Outro resultado de ação do Coren-MS que, após intensificar fiscalizações nas unidades de saúde de Mato Grosso do Sul, tem cobrado que as gestões atendam ao correto dimensionamento profissional da Enfermagem. Leia mais.
Congresso destaca saúde da criança e adolescente com apoio do Cofen e Coren-MS
Com criança na mesa de autoridades e crianças fazendo música nos intervalos para apresentações culturais, o 8º Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal (8º CBEPN) foi realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, no município de Bonito. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MS) apoiaram e estiveram presentes no evento, que contou com a presença de profissionais de diversos estados e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Leia mais.
Profissional
Profissionais podem participar de campanhas de regularização e conciliação
Está sabendo que o Coren-MS está com duas campanhas ativas em benefício dos profissionais inscritos?

Uma delas é a Conciliação de Débito Profissional 2019. Leia mais.

A outra, é a Campanha de Regularização Profissional 2019, que vai sortear uma TV LED 50”! Leia mais.

Rodape