06/08/2019

Informativo 16ª edição

Julho/2019

 

Topo

16ª edição – julho/2019

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) chegou a locais onde nunca havia ido para fiscalizar o exercício da profissão. Durante ação em municípios da microrregião de Naviraí, feita entre os meses de julho e agosto, a equipe de fiscalização da autarquia levantou poeira para ter acesso inédito às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos assentamentos Complexo Santo Antônio e Santa Rosa. Foram dadas orientações, feitas notificações para adequação e encontrados exemplos de empenho e amor pela Enfermagem.

O Coren-MS também recebeu a visita da presidente do Coren Paraná, Drª. Simone Peruzzo. Ela veio a Campo Grande para participar de uma audiência pública na Câmara Municipal e aproveitou a oportunidade para trocar experiências com a presidência do Regional de Mato Grosso do Sul.

Confira essas e outras notícias a seguir. Boa leitura!

Em Destaque

Em 1 semana, Coren-MS fiscaliza 36 unidades de saúde da microrregião Naviraí
 

 

O final do mês de julho e o início de agosto foi de viagens com muita poeira pelas estradas do interior de Mato Grosso do Sul para as enfermeiras fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), Drª. Alessandra Machado, Drª. Andrieli Aguiar Nunes e Drª. Liniani Cristina Rodrigues Carvalho. Com a missão de fiscalizar o exercício profissional da Enfermagem, o trio visitou 36 unidades de saúde da microrregião de Naviraí – incluindo locais de difícil acesso, que nunca haviam recebido equipes do conselho.

Conversando com os colegas de cada unidade de saúde visitada, as enfermeiras fiscais prestaram todas as orientações de praxe, além de esclarecerem que o objetivo da fiscalização é melhorar as condições de trabalho e assistência de saúde à população. Os relatórios produzidos acerca da ação serão enviados à Procuradoria da República em Naviraí.

O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, destaca que a meta é fiscalizar 100% dos serviços de Enfermagem dos municípios de Mato Grosso do Sul. “Não somente porque é uma das finalidades da autarquia, mas também porque essas ações oportunizam aos profissionais da Enfermagem um contato mais estreito com o conselho. Estamos próximos de cumprir todo o cronograma de fiscalização no Estado”, diz ele. Leia mais.

Noticias

Coren está reunindo relatos e questões sobre a saúde indígena em MS

O Coren-MS está aberto a ouvir relatos sobre a experiência de profissionais da Enfermagem na saúde indígena de Mato Grosso do Sul. Por meio de um questionário on-line (clique aqui para ter acesso a ele), técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam na área podem registrar dificuldades encontradas, além de fazer sugestões para melhoria da rotina de seus trabalhos. As informações estão sendo coletadas com a finalidade de avaliar particularidades culturais da assistência de saúde aos grupos étnicos e ajudar os profissionais, criando um documento específico para Sistematização da Assistência em Enfermagem (Sae). Leia mais.
Mato Grosso do Sul recebe o projeto Conatenf em Ação
A Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) esteve em Mato Grosso do Sul trazendo o projeto Conatenf em Ação, que busca aproximar os estudantes dos cursos técnicos de enfermagem do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e esclarecer as dúvidas mais frequentes. Estudantes do Colégio Paulo Freire, de Campo Grande, receberam palestras proferidas por seus representantes. Leia mais.
137ª REP: conselheiros julgam processos éticos e discutem interdição ética em hospitais
A 137ª Reunião Extraordinária de Plenário do Coren-MS pautou-se pelo julgamento de processos éticos e discussão sobre relatórios de interdição ética de dois hospitais de Mato Grosso do Sul. Leia mais.
Sistema Cofen/Conselhos Regionais completa 46 anos
No dia 12 de julho, os Conselhos de Enfermagem comemoraram 46 anos de atuação em favor de uma Enfermagem de qualidade no Brasil. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais é resultado de 30 anos de luta da categoria, que culminaram na aprovação da Lei 5.905. Promulgada em 12 de julho de 1973, a lei deu aos profissionais instrumento adequado para disciplinar e fiscalizar o exercício da Enfermagem no País. Leia mais
Profissional

Presidentes do Coren-MS e Coren-PR trocam experiências durante visita

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Drª. Simone Peruzzo, esteve na Câmara de Vereadores de Campo Grande/MS no dia 15 de julho, para participar da audiência pública “30 horas da Enfermagem – Efeitos e Consequências”, organizada pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara. Aproveitando a vinda à Capital, conheceu a nova sede do Coren-MS e reuniu-se com o presidente Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte e conselheiros, para trocar experiências sobre gestão. Leia mais.

A pedido dos profissionais, Coren-MS passa a aceitar cartões de débito e crédito

Para atender aos pedidos dos profissionais da Enfermagem de Mato Grosso do Sul por mais comodidade no pagamento de anuidades e taxas relacionadas à inscrição, o Conselho Regional de Enfermagem está aceitando cartões de débito e crédito. São aceitas as bandeiras Visa, Mastercard, Elo (débito e crédito) e Hipercard (apenas crédito). O parcelamento continua disponível somente para anuidade. Já as taxas cobradas pela segunda via de carteirinha, pela transferência, inscrição, reinscrição e por cancelamento do registro profissional podem ser pagas apenas à vista, com cartão de crédito ou débito. Leia mais.
Profissional
Enfermeira premia gestantes com ensaio fotográfico para estimular pré-natal
Enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Complexo Santo Antônio, a Drª. Diuqueblea Inês da Silva é uma profissional que faz muito com o pouco que dispõe no dia a dia. Sabendo que nem todas as gestantes da zona rural realizam o pré-natal completo, ela teve a ideia de começar a premiar as mulheres que realizam o acompanhamento com um ensaio fotográfico que ela mesma produz. Confira as fotos do trabalho dela aqui.
 
Profissionais de Mundo Novo contagiam de alegria a subseção de Dourados
A alegria, simpatia e amor pela Enfermagem que um grupo de 10 profissionais de Mundo Novo mostrou ao visitar a subseção de Dourados mereceram registro nas nossas redes sociais e site. É que não teve como os servidores daquela unidade do Coren não se contagiarem e não admirarem a disposição das visitantes. Leia mais.
Rodape




  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean