19/12/2018

Informativo 8ª edição

. 8ª edição – outubro/2018 O destaque do “Informativo Enfermagem Pantaneira” de outubro ficou por conta da ação do Coren-MS
.

Topo
8ª edição – outubro/2018
O destaque do “Informativo Enfermagem Pantaneira” de outubro ficou por conta da ação do Coren-MS que realizou a Oficina sobre Dimensionamento Pessoal da Enfermagem. A enfermeira, Dra. Cleide Mazuela Canavezi, com os seus conhecimentos, foi a responsável em versar sobre o tema aos profissionais de enfermagem de Campo Grande e Dourados, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer o software e-Dimensionamento.
Em Destaque
Oficina do Coren-MS capacitou profissionais de enfermagem da Sesau

A enfermeira, Dra. Cleide Mazuela Canavezi, do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) palestrou na oficina sobre Dimensionamento Pessoal de Enfermagem promovida pelo Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul). O evento aconteceu na Faculdade Novoeste em Campo Grande e atendeu aos profissionais de enfermagem da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e de outras instituições da capital, seguindo as normas da Resolução nº 543/2017.

De acordo com o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, o principal objetivo foi interagir com os profissionais para que todos tivessem a oportunidade de esclarecer as dúvidas a respeito da resolução e auxiliar os enfermeiros responsáveis técnicos a calcular o dimensionamento nas unidades de saúde da Capital.
“Queremos usar o bom senso para auxiliar os responsáveis técnicos no dimensionamento de pessoal de enfermagem, pois tudo deve ser feito de acordo com as normas”, afirmou Dr, Sebastião.
Um dimensionamento defasado pode gerar sobrecarga aos profissionais de enfermagem e consequentemente problemas de saúde ao trabalhador, além de prejudicar o atendimento à população.

Leia mais

 

Noticias

Enfermagem é responsável por 20% dos atendimentos em unidade da saúde familiar

Equipe de enfermagem da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Bairro Nova Lima – região norte de Campo Grande é responsável por 20% dos atendimentos realizados na unidade. De acordo com o enfermeiro, Dr. Bruno Augusto Gonçalves dos Reis, chefe de umas das equipes da Estratégia Saúde da Família, o local atende uma média de 290 pessoas por dia. Saiba mais
Consultório de enfermagem é destaque no atendimento às mulheres com câncer
Superar um câncer não é uma tarefa muito fácil, mulheres diagnosticadas com a doença ficam afetadas psicologicamente e muitas desistem dos tratamentos por medo dos efeitos colaterais. Mas o consultório de enfermagem do HCAA (Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão) apoia as pacientes e desmistifica os medos dando mais qualidade no atendimento. De acordo com o hospital, 60% das quimioterapias são para mulheres que estão tratando tumores na mama.
Saiba mais
Bataguassu homenageia enfermeira e inaugura o Centro de Diagnósticos Neusa Barbosa
Centro de Diagnósticos por imagem é inaugurado em Bataguassu – a 313 km de Campo Grande, e a prefeitura homenageia profissional da enfermagem, Dra. Neusa Barbosa da Silva Mendonça, que morreu em um acidente de trânsito há 11 anos. A enfermeira, Dra. Samantha Silva Cruz, parabenizou a administração municipal pela atitude e comemora reconhecimento à classe. Saiba mais.
Em ação da enfermagem 18% de pessoas atendidas foram diagnosticadas com sífilis
Equipe de Enfermagem do serviço de IST/AIDS da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) em outubro na Praça Ary Coelho realizou ação de combate e prevenção à sífilis. De acordo com a responsável do serviço a enfermeira, Dra. Denise Leite Lima, Campo Grande enfrenta uma epidemia, na ação foram atendidas 179 pessoas onde 18% foram diagnosticadas com a doença. Saiba mais.
Em Dourados profissionais participam de Oficina sobre Dimensionamento
Profissionais RT’s (Responsável Técnico) da região de Dourados – a 229 km de Campo Grande, participaram da Oficina sobre Dimensionamento Pessoal da Enfermagem promovido pelo Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul). O evento aconteceu na Escola Vital Brasil e o tema foi ministrado pela enfermeira, Dra. Cleide Mazuela Canavezi, coordenadora da CTLN (Câmara Técnica de Legislação e Normas) do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem). Saiba mais.
Protocolo de enfermagem em Três Lagoas garante mais autonomia à classe
O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), juntamente com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Três Lagoas – a 329 km de Campo Grande, finalizou a elaboração de protocolo de enfermagem para assistência na Rede de Atenção à Saúde Primária. Saiba mais.
Profissional
Deputados aprovam Lei que proíbe EAD dos cursos de graduação da área da saúde
Com 16 votos a favor e nenhum contra deputados estaduais aprovaram Projeto de Lei 119/2018 que proíbe a formação profissional dos cursos de graduação da área da saúde, na modalidade de Ensino a Distância (EAD) em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Projeto de Lei, a proibição acontece desde que esta oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso e que neste percentual não estejam contempladas disciplinas e matérias formadoras de competências e habilidades técnicas específicas de cada graduação. Saiba mais.
Profissional
Coren-MS coíbe exercício ilegal da profissão em Paraíso das Águas
O Presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, e o fiscal, Dr. Alex Souza de Oliveira, estiveram em fiscalização na manhã desta quinta-feira (18) no município de Paraíso das Águas – 285 km de Campo Grande, e constataram exercício ilegal da profissão de técnico em enfermagem. Saiba mais.
Rodape

 





Veja Mais
  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem