07/05/2018

Informativo 2º Edição

Boletim Informativo Coren MS – Edição abril/2018 – Número 02 2ª edição – abril/2018 A participação do Coren-M ...



Boletim Informativo Coren MS – Edição abril/2018 – Número 02

.

Topo
2ª edição – abril/2018
A participação do Coren-MS na Audiência Pública que discutiu a “Atenção à Saúde no Ciclo Gravídico-Puerperal” na Câmara Municipal organizado pela vereadora, Cida Amaral, é o destaque do informativo de abril/2018. O evento contou com a participação de diversas autoridades de saúde do município, Ministério da Saúde, Cofen (Conselho Regional de Enfermagem), além de vereadores e da responsável técnico do Hospital Regional de Ponta Porã, Dra. Giulia Stéfanie Abreu Brey.
Em Destaque
Coren-MS Participa de Audiência Pública

A convite da vereadora Cida Amaral, o presidente do Coren-MS participou da Audiência Pública que discutiu a “Atenção à Saúde no Ciclo Gravídico-Puerperal no Município de Campo Grande”. O evento contou com a participação de diversas autoridades de saúde do município, Ministério da Saúde, Cofen (Conselho Regional de Enfermagem), além de vereadores e da responsável técnico do Hospital Regional de Ponta Porã, Dra. Giulia Stéfanie Abreu Brey.
No debate foi versados assuntos como a atuação dos profissionais de enfermagem no Ciclo Gravídico-Puerperal, com ênfase nas ações propostas pela Política Rede Cegonha do Ministério da Saúde, entre elas as atribuições específicas da enfermagem, como a classificação no acolhimento de gestantes, a internação e a realização do parto por enfermeiros, bem como o preenchimento da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e a alta hospitalar por enfermeiros.
De acordo com a portaria da Secretaria de Assistência à Saúde/Ministério a Saúde nº 743, de 2005, somente os profissionais portadores do diploma ou cerificados de Enfermeiro (a) Obstetra estão autorizados a emitir laudos de AIH para procedimento código 35.080.01.9 – parto normal sem distócia realizado por Enfermeiro (a) Obstetra, do grupo 35.150.017.7 da tabela do SIH/SUS.

Noticias

Coren-MS discute reivindicação de enfermeiros do município de Dourados

Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (COREN-MS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados se reuniram, na tarde desta quarta-feira (4), para tratar de irregularidades constatadas em fiscalizações, algumas delas decorrentes de denúncias. Saiba mais
Comissão Técnica do Cofen visita Coren-MS
A Comissão Técnica do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) visitou os integrantes do Defis (Departamento de Fiscalização). A visita teve como principal objetivo o alinhamento dos fluxos de tratados dentro dos processos de fiscalizações e acompanhar os processos referentes às fiscalizações realizadas pela Força Nacional do Cofen em agosto do ano passado. Saiba mais
Presidente do Coren-MS é entrevistado pela equipe da TVE
O presidente do Coren-MS recebeu na sede do conselho a equipe de reportagem da TVE de Mato Grosso do Sul para falar sobre o Novo Código de Ética de Enfermagem. O Novo Código começou a vigorar no dia 5 deste abril de acordo com a Resolução nº 564/2017 do Cofen. Esse documento é o que normatiza a conduta do profissional da enfermagem. Saiba mais.
Coren-MS realiza Ciclo de Palestras aos profissionais e estudantes da área de enfermagem
O Coren-MS realizou, em parceria com o HRMS, o Ciclo de Palestras com os temas “A Liderança em Enfermagem” e “Ética e Legislação em Enfermagem”. Profissionais da área e estudantes acompanharam as palestras realizadas no auditório do Hospital regional de Campo Grande, ministradas pelo presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, e pela professora da UFG (Universidade Federal de Goiás), Dra. Luana Cassia Miranda Ribeiro, que também é membro da CTFIS (Câmara Técnica de Fiscalização) do Cofen. Saiba mais.
Coren-MS participa do 9º Semad em Brasília
Colaboradores do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) participam do 9º Semad (Seminário Administrativo) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, ressaltou a importância de investir em capacitação dos empregados efetivos para o bom andamento dos atendimentos aos profissionais de enfermagem do Brasil. Saiba mais.
Diretores do Coren-MS assinam convênio com o Cofen
Foi assinado convênio entre o Cofen e o Coren-MS para o repasse financeiro visando a realização da 7ª Semana Sul-mato-grossense de Enfermagem. Esse ano o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul realiza o evento nos seguintes municípios: Campo Grande, Coxim, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Navirai, Ponta Porã e Três Lagoas. Saiba mais.
Profissional
Hospital Regional de Ponta Porã contratará mais enfermeiros
Gestores do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (HRJSN) de Ponta Porã – a 316 km de Campo Grande, estiveram reunidos com a assessoria jurídica do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (Coren-MS) para discutir sobre o dimensionamento de enfermeiros e adequação conforme a Resolução nº 543/2017 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Saiba mais.
Profissional
Enfermeiro Obstetra, parabéns pelo seu dia
Desde o princípio da vida, que se inicia já no ventre da mãe, nós precisamos de cuidados e para acompanhar esses passos da gestação um dos profissionais mais importantes nesse ciclo é o enfermeiro obstetra. E no dia 12 de abril se comemora o “Dia Nacional da Enfermagem Obstétrica”. O enfermeiro obstetra trabalha na assistência à gestante em várias partes de sua vida focando no período da gravidez. Esse profissional é especializado para analisar de forma mais crítica a mãe e o bebê durante a gestação. Saiba mais.
Rodape






Veja Mais
  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem