05/10/2019

Informativo 18ª edição

Setembro/2019
 

Topo
18ª edição – Setembro/2019
Em setembro, o Coren-MS ocupou uma cadeira na Casa de Leis de Mato Grosso do Sul para colocar a Enfermagem no centro das discussões sobre saúde mental – tema que toda a sociedade é convidada a refletir durante o mês. O presidente do Conselho, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, levou a público o que tem sido insistentemente reivindicado aos gestores e parlamentares para que a categoria passe a ser mais valorizada e, consequentemente, eleve sua autoestima profissional e saúde mental.

O nono período do ano também foi de diálogo entre o Regional, Ministério Público e gestores de municípios, para aumentar a força de trabalho da Enfermagem no interior de Mato Grosso do Sul e atender ao que diz a lei.

Por fim, o Coren-MS terminou setembro unindo forças a outros 28 conselhos profissionais do estado para formar uma frente em defesa da população.

 

Em Destaque
Coren-MS defende olhar especial à Enfermagem no Setembro Amarelo

A saúde mental da Enfermagem e de outros trabalhadores da saúde foi um dos principais assuntos tratados na audiência pública “Setembro Amarelo”, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS). O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, representou a categoria à mesa de debates, ressaltando que as condições laborais desses profissionais acabam impondo dificuldades e conflitos emocionais, que resultam em tentativas e consumações de suicídio.

Ele defendeu medidas de prevenção e tratamento e fez apelos às autoridades presentes e ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. ““Defendemos muito as políticas públicas de saúde e aqui fazemos um apelo ao ministro da Saúde, para que reforce a política de saúde mental no País […]. Precisamos ter um olhar social, um olhar de políticas públicas e de responsabilização por essas pessoas”, disse. Leia mais.

Noticias

Coren-MS apoia enfermeiro que sofreu atentado em Campo Grande e emite nota

O Coren-MS manifestou sua solidariedade e prestou apoio ao enfermeiro Dr. Ubirajara Viana Ferreira, 35 anos, ferido em seu local de trabalho por um paciente com transtorno mental que portava uma arma branca.

O presidente do Conselho, Dr. Sebastião, e o chefe do departamento de fiscalização, Alex Souza de Oliveira, estiveram no local dos fatos, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Aero Racho III, em Campo Grande, para apurar o ocorrido e orientar os colegas de profissão. No mesmo dia, também foram à Santa Casa para visitar Ubirajara e colocar o Coren-MS à sua disposição. Leia a nota.

Coren-MS adere à Frente dos Conselhos de Classe em Defesa da Sociedade
Junto a outros 28 representantes de conselhos profissionais, membros Coren-MS e Cofen estiveram presentes no lançamento da Frente Estadual dos Conselhos de Classe de Mato Grosso do Sul em Defesa da Sociedade.

O movimento nasce para que a missão de fiscalizar as profissões, prestando um indispensável serviço à população, continue sendo devidamente exercida. Leia mais.

Profissional
Coren-MS garante aumento da força de trabalho no Hospital de Naviraí 
O Coren-MS conseguiu garantir que mais seis enfermeiros passem a atuar no Hospital Municipal de Naviraí. Foram chamados cinco deles aprovados em concurso público, que estavam à espera de efetivação, e uma profissional que estava em licença para tratar de assuntos particulares.

A prefeitura deliberou as convocações durante reunião de mediação, após o Conselho enviar notificação; realizar audiência pública; e ingressar com ação civil pública. Leia mais.

Prefeitura de Sete Quedas e Coren-MS assinam TAC para contratar enfermeiro
A prefeitura de Sete Quedas assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) comprometendo-se a contratar um enfermeiro para atuar na Atenção Básica do município até novembro deste ano. Outro resultado de ação do Coren-MS que, após intensificar fiscalizações nas unidades de saúde de Mato Grosso do Sul, tem cobrado que as gestões atendam ao correto dimensionamento profissional da Enfermagem. Leia mais.
Em ato histórico para o Coren-MS, 137ª REP é realizada em Dourados
De 4 a 7 de agosto foi realizada em Brasília a 16ª Conferência Nacional de Saúde. O tema da edição foi “Saúde e Democracia”. O Coren-MS e o Programa de Educação pelo Trabalho (PET–Saúde) Interprofissionalidade de Mato Grosso do Sul estiveram presentes e ocuparam seus espaços para defender dois temas fortemente atrelados: o SUS e a valorização da Enfermagem. Leia mais.
Profissional
Profissionais podem participar de campanhas de regularização e conciliação
Está sabendo que o Coren-MS está com duas campanhas ativas em benefício dos profissionais inscritos?

Uma delas é a Conciliação de Débito Profissional 2019. Leia mais.

A outra, é a Campanha de Regularização Profissional 2019, que vai sortear uma TV LED 50”! Leia mais.

Rodape

 





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean