04/09/2019

Informativo 17ª edição

Agosto/2019
 

Topo
17ª edição – Agosto/2019
 

Agosto passou rápido, mas foi um mês de muita movimentação no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul. A inauguração da subseção de Três Lagoas e discussões sobre Protocolos de Enfermagem e Atenção Primária à Saúde foram as principais atividades do período. Confira!

Em Destaque
Subseção Três Lagoas é a nova casa da Enfermagem sul-mato-grossense

Mato Grosso do Sul é um estado de grande extensão territorial, por isso, estar mais perto dos profissionais da Enfermagem de seus municípios interioranos é uma das principais metas de gestão do Coren-MS.

O dia 19 de agosto foi histórico para o Conselho Regional, com a inauguração da subseção Três Lagoas. Enfim a cidade e os municípios vizinhos ganharam uma casa para a Enfermagem. A foto acima registra o atendimento da primeira profissional que visitou o local, a enfermeira Drª. Marielen Fraga Gonzales.

A subseção Três Lagoas está localizada na Rua Bruno Garcia, 684, Edifício Diplomata – 5º andar, sala 501. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Leia mais.

Noticias

Coren-MS dedica semana a discussões sobre Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde (APS) foi o centro das discussões de dois encontros sediados pelo Coren-MS na última semana de agosto: a Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Atenção Básica do Conselho Federal de Enfermagem (CTAB/Cofen) e a Oficina de Discussão sobre a Atuação da Enfermagem na Atenção Básica na região Centro-Oeste (etapa 4).

Uma visita técnica à ​Clínica da Família do Bairro Portal Caiobá, na capital sul-mato-grossense, fechou a programação levando os participantes a conhecerem um espaço que é referência para atuação da equipe de enfermagem.

A Atenção Primária à Saúde ​(APS) é uma das áreas em que a Enfermagem tem conseguido exercer seu protagonismo e é, sobretudo, um serviço estratégico para a prevenção de doenças e consequente melhoria dos indicadores de saúde da população. Leia mais.

Produção de Protocolos de Enfermagem para a Atenção Primária de MS avança com visita de apoiadora do Cofen
O grupo que está produzindo Protocolos de Enfermagem para a Atenção Primária de Mato Grosso do Sul recebeu no dia 20 de agosto a Drª. Cláudia Sumaia, apoiadora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para elaboração de protocolos assistenciais de enfermagem.

Depois de ficar a par do andamento dos trabalhos, a convidada tirou dúvidas dos presentes e falou sobre o percurso que grupos de outros Estados percorreram para concluírem os protocolos e validá-los. O encontro seguiu com divisão de grupos por áreas técnicas e análise de fluxogramas.

Os Protocolos de Enfermagem são documentos norteadores da assistência dos enfermeiros(as). Inovadores, aliam prática e teoria para dar o respaldo necessário para que o profissional realize seu trabalho com mais segurança. Leia mais.

Profissional
Coren-MS e MPMS pedem quantia mínima de profissionais da Enfermagem no Hospital Regional de MS
No mês de agosto, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) ajuizou ação civil pública com pedido de tutela de urgência para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) solucione graves problemas que afetam os serviços de cardiologia, hemodinâmica e de biópsia e realize concurso público para suprir a insuficiência de recursos humanos na Medicina, Enfermagem, entre outras áreas.

O segundo requerimento da ação civil pública do MPMS une-se ao mesmo pedido feito pelo Coren-MS ao Estado de Mato Grosso do Sul, em ação ajuizada em maio deste ano.

O número insuficiente de profissionais da Enfermagem no HRMS tem sido motivo de constantes denúncias recebidas pelo órgão profissional. Leia mais.

Coren-MS e Cofen manifestam-se sobre declaração do presidente Jair Bolsonaro
Em entrevista publicada no canal da jornalista Leda Nagle em agosto, o presidente Jair Bolsonaro deu declaração em que relega a Enfermagem a profissão de menos valia.O Coren-MS solidarizou-se com os profissionais de Enfermagem e publicou uma nota dirigida ao presidente. Leia aqui.

O Cofen manifestou-se por meio de carta aberta. Leia aqui.

Coren-MS e PET-Saúde participam da 16ª Conferência Nacional de Saúde
De 4 a 7 de agosto foi realizada em Brasília a 16ª Conferência Nacional de Saúde. O tema da edição foi “Saúde e Democracia”. O Coren-MS e o Programa de Educação pelo Trabalho (PET–Saúde) Interprofissionalidade de Mato Grosso do Sul estiveram presentes e ocuparam seus espaços para defender dois temas fortemente atrelados: o SUS e a valorização da Enfermagem. Leia mais.
Profissional
Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital São Julião ganha novos membros
O Coren-MS empossou duas novas profissionais para a Comissão de Ética de Enfermagem que atua no Hospital São Julião, em Campo Grande.A Comissão agora é formada pela enfermeira Drª. Cleide Cardoso Saraiva (presidente da comissão); enfermeira Drª. Fabiana Nunes Carvalho Pisano (vice-presidente); enfermeira Drª. Thainná Higínea Rossetti Vanuchi (membro); técnica de enfermagem Srª. Elisângela Araújo Soares (membro); técnica de enfermagem Srª. Adriana Alves da Silva (membro); e técnica de enfermagem Srª. Valéria Candido Coxev (membro).

Unidades de saúde com 50 ou mais profissionais da Enfermagem devem formar comissões de ética. Leia mais.

Rodape

 





Veja Mais