03/06/2019

Informativo 14ª edição

14ª edição – maio/2019 No mês de maio, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MS) concentrou suas ações na realização da

Topo
14ª edição – maio/2019
No mês de maio, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MS) concentrou suas ações na realização da 8ª Semana da Enfermagem em oito municípios de Mato Grosso do Sul, organizada em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem – 12 de maio. Mais de mil profissionais e estudantes da área participaram de palestras e oficinas gratuitas durante todo o evento. O saldo foi de integração e conhecimento compartilhado.

Além disso, os representantes do Coren-MS também reuniram-se na 446ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP); representaram a autarquia em outros eventos promovidos para a categoria e em audiência pública; deram entrevistas; e se reuniram com o presidente da Câmara e o prefeito de Nova Andradina para questionar um caso que envolve a demissão de enfermeiros.

Ao final desta edição, você vai saber detalhes sobre tudo isso e também ler um texto do técnico de enfermagem Robson Dauzacker, que homenageia todos aqueles que escolheram a profissão do cuidar.

Em Destaque
Maio: mês em que a Enfermagem sul-mato-grossense falou de si

Trabalho e saúde mental, SUS, ética e liderança foram os principais assuntos discutidos no mês de maio por profissionais da Enfermagem de oito municípios de Mato Grosso do Sul, durante encontros promovidos pela 8ª Semana de Enfermagem do Coren-MS. O evento conseguiu aproximar pessoas que dedicam a vida ao cuidado do outro e enfrentam os mesmos desafios em diferentes unidades de saúde do Estado.

Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas receberam o evento entre os dias 8 e 28 de maio. Em todas as cidades foram promovidas palestras e oficinas gratuitas. Mais de mil pessoas, entre trabalhadores e estudantes da área, participaram.

Coordenadora da comissão organizadora da 8ª Semana de Enfermagem do Coren-MS, a Drª Lizandra Alvares Félix Barros avalia que o Conselho conseguiu devolver à comunidade da Enfermagem os investimentos que recebe enquanto órgão público. “Conseguimos levar atualização e formação a todos: estudantes, técnicos, auxiliares e enfermeiros. Esses são importantes papéis do Coren”. Ela destaca que a submissão e premiação de trabalhos científicos foi o maior diferencial desta edição do evento, mostrando que as pesquisas produzidas pela Enfermagem estão atingindo ótimos patamares. Leia mais.

Noticias
Na 446ª ROP, Plenário fala sobre a Nursing Now e aprova protocolo de Enfermagem para a Atenção Básica de Campo Grande
O Plenário do Coren-MS se reuniu nos dias 6 e 7 de maio na sede do Coren-MS para participar da 446ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP). Dois dos assuntos abordados foram as estratégias de divulgação da campanha Nursing Now (Enfermagem Agora) e a necessidade de se estabelecer a utilização de protocolos de Enfermagem na Atenção Básica dos municípios. Durante a reunião, foi aprovado um protocolo para ser utilizado pelos profissionais de Campo Grande.
Presidente e conselheira questionam presidente da Câmara de Vereadores e prefeito de Nova Andradina sobre demissão de enfermeiros
Para pedir esclarecimentos sobre o caso de dois enfermeiros demitidos do Hospital Regional de Nova Andradina após um suposto episódio de “carteirada” envolvendo o vereador Airton Castro, o presidente e a conselheira do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte e Drª. Nívea Lorena Torres, se reuniram no dia 24 de maio com o presidente da Câmara de Vereadores e com o prefeito do município. De acordo com denúncias recebidas pelo Conselho e com notícias publicadas na imprensa local, o parlamentar tentou valer-se do cargo político para visitar fora do horário de visitas um amigo que estava internado, desrespeitando o protocolo adotado para garantir a segurança dos pacientes. Leia mais.
Trabalho da Enfermagem e fiscalizações do Coren-MS são destaque em entrevistas
O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, concedeu entrevistas à Rádio Educadora FM de Ponta Porã e à Rádio Ativa de Naviraí, nos dias 22 e 23 de maio, respectivamente. De passagem nos dois municípios para realizar palestras durante a 8ª Semana da Enfermagem, ele esteve nas emissoras para convidar o público-alvo a participar do evento e também ressaltar a importância do trabalho do profissional da Enfermagem para toda a sociedade. Na oportunidade, o Dr. Sebastião falou ainda sobre o intenso trabalho de fiscalização nas unidades de saúde de Mato Grosso do Sul que o Coren-MS vem desempenhando.
Representantes do Coren-MS participam de Semanas da Enfermagem de outras instituições
Por meio de seus representantes, o Coren-MS também se fez presente em eventos realizados em alusão ao Dia da Enfermagem por outras instituições. O presidente, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, participou da abertura da Semana da Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande e foi um dos palestrantes convidados da Semana da Enfermagem do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP), o HU de Campo Grande. O conselheiro Dr. Rodrigo Alexandre Teixeira contribuiu com a formação de estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Dourados, falando sobre o tema “Processos éticos na enfermagem”. Também em Dourados, o conselheiro Sr. Cleberson Paião participou da Semana da Enfermagem do Hospital Universitário.
Em defesa da aposentaria da Enfermagem, conselheira debate Reforma da Previdência na Câmara de Campo Grande
A convite da Câmara de Vereadores de Campo Grande, a conselheira Srª. Gismaire Aparecida da Costa Vacchiano participou de uma audiência pública sobre a Reforma da Previdência junto a sindicalistas, líderes comunitários e juristas. Ela falou sobre os impactos que a Reforma da Previdência (PEC nº 06/2019), que tramita na Câmara de Deputados, terá na aposentadoria dos profissionais da Enfermagem, caso sancionada com o texto original. Também advogada e membro da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Gismaire fez um comparativo entre as condições de aposentadoria atuais e as que estão sendo propostas, ressaltando as perdas que a Enfermagem poderá ter.
Profissional
Homenagem aos profissionais da Enfermagem por Robson Adriani Roques Dauzacker
Citando Shakespeare: “Se seus sonhos estão nas nuvens, não se preocupe, eles estão no lugar certo. Agora construa os alicerces”. Quando iniciamos nosso trabalho na Enfermagem, era como se o sonho da profissão estivesse nas nuvens. E pode ter certeza que estava. No começo, olhamos para o alto e vimos uma confusão de teorias, livros, procedimentos, escalas…. Tomamos fôlego e começamos a escalada. Subimos o primeiro degrau e, a cada etapa vencida, a escalada tornava-se mais emocionante. É como o alpinista que está começando a sua subida, respira fundo olhando o topo da
montanha sabendo de suas dificuldades, mas com a fé de que alcançará o cume.Em meio às atividades e às conversas nos corredores, às longas madrugadas em claro, fomos nos conhecendo, interagindo, e um longo e duradouro sentimento de amizade se concretizou. Aos poucos, a Enfermagem foi se tornando parte de nossas vidas. Vencemos muitos obstáculos, noites perdidas, passeios e férias adiados. Vivenciamos experiências que envolviam todos os tipos de situações: das alegres às tristes, das cômicas às trágicas, das corriqueiras às surpreendentes. E assim, a cada passo, a cada experiência vivenciada, a caminhada ia ficando mais curta e mais um degrau ficando para trás. Então olhamos ao nosso redor e percebemos que muitos amigos ficaram no meio do percurso e nessas horas… Bem!… Nessas horas, é que as pessoas que amamos fazem a diferença! Palavras amigas, demonstrações de afeto, olhares compreensivos.

Diariamente escalamos e edificamos nossas colunas, e agora esta caminhada se renova para que se possa fazer um novo começo, e podem ter certeza que muitos desafios ainda farão parte do percurso. Neste momento tão importante devemos agradecer a Deus pelo dom da vida e por ter permitido que estivéssemos todos aqui reunidos neste dia. Lutamos, sobrevivemos, crescemos… Acima de tudo, como seres humanos.Ser profissional, auxiliar e técnico de enfermagem é ser orientador e amigo, guia e companheiro, é caminhar com o paciente passo a passo. É transmitir a este os segredos da caminhada. Ser auxiliar e técnico é ser exemplo de dedicação, de doação, de dignidade pessoal e de amor. Agradecimento sincero aos colegas de trabalho; todo o respeito e afeto.

Quanto a nós, o que fazer daqui para frente? O que, senão enfrentar os desafios que a vida nos oferece com sabedoria, força e beleza, que nos permitiu levantar essas colunas transpondo barreiras na conquista diária em nossa profissão. Ao abraçarmos a profissão, abraçamos também seus múltiplos desafios, exercê-la é amar ao próximo, pensar que sem saúde não se pode chegar a lugar algum. Exercer a profissão de técnico em enfermagem requer ética, comprometimento, dedicação, doação, abdicação e amor.Que possamos atuar em nossa vida profissional como agentes de mudança em benefício ao próximo, olhando cada indivíduo em seus todos os seus aspectos, e que possamos nos responsabilizar pela parcela que nos cabe, pelos rumos que a saúde do nosso povo e do nosso país poderá tomar. A crença na justiça social, no direito de ter, manter e de reivindicar saúde, e a acreditar na dignidade da pessoa humana deverá ser o leme que nos orientará no exercício de nossa profissão. Nenhuma turbulência, inclusive as condições adversas de trabalho deverá afastar-nos dos valores e da essência de nossa profissão. Que nenhuma influência política, e nenhuma outra forma de corrompimento de nossos valores nos desviem no desempenho digno de nossas atribuições. Sejamos críticos, contumazes dos nossos atos para que nunca nos afastemos dos nossos objetivos, quer estejamos exercendo funções em hospitais, clínicas, postos, instituições privadas ou servindo às repartições públicas. A nossa missão não se limita ao cargo que ocupamos nesta instituição, mas na melhoria da qualidade de vida humana e na melhoria de condição de trabalho da nossa profissão.

Comemoramos neste mês de maio o dia dessa profissão secular, cujos bravos integrantes são os únicos a permanecerem 24 horas por dia ao lado de um enfermo, os profissionais de enfermagem. Profissionais que enfrentam uma longa história de preconceitos, como também careceram de esforço político significativo para conferir merecido destaque a esta categoria profissional. Categoria que conta com um símbolo de resistência, de tenacidade, de desprendimento, de competência e coragem que é a personagem heróica Ana Nery. Mulher que aos 51 anos de idade, viúva, decidiu construir uma das mais belas páginas de heroísmo em meio à carnificina da Guerra do Paraguai. Quero parabenizar os profissionais auxiliares e técnicos de em enfermagem pelo seu trabalho edificante e incansável. Quero que o exemplo dessa brilhante mulher, mãe e enfermeira, Ana Nery, nos norteie na reconstrução do Estado Nacional, neste momento ímpar da história brasileira. Que sua coragem, sua fibra e seu amor iluminem a todos nós.Para concluir, gostaria apenas de dizer que, hoje, nossos alicerces encontram-se nas nuvens. Agora é tomar posse do que é nosso, fruto de nosso esforço, e que este evento não represente uma mera formalidade em nossas vidas, mas sim, uma semana de enfermagem de reafirmação do alto grau de comprometimento que temos para conosco e para com a sociedade.

Parabéns a todos profissionais de enfermagem do HU UFGD e do Brasil. Que Deus abençoe a todos!

Rodape