08/02/2019

Informativo 10ª edição

      . 10ª edição – janeiro/2019 Pensando no bem-estar psíquico do profissional de enfermagem, o Coren-MS (Conselho Regiona ...

 

 

 

.

Topo
10ª edição – janeiro/2019
Pensando no bem-estar psíquico do profissional de enfermagem, o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), promoveu entre os dias 28/01 e 01/02 o Seminário “Sofrimento mental e organização do trabalho em enfermagem”. O evento ocorreu nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Aquidauana e Dourados e integrou a agenda de atividades do mês “Janeiro Branco: Quem cuida da mente, cuida da vida”.
Em Destaque
Seminário do Coren-MS trata do sofrimento mental dos profissionais de enfermagem

O Coren-MS promoveu entre os dias 28/01 e 01/02, o Seminário “Sofrimento mental e organização do trabalho em enfermagem”. O evento passou pelos municípios de Campo Grande, Corumbá, Aquidauana e Dourados.

O evento foi conduzido pelo presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte e teve o apoio e presença dos seguintes conselheiros: Dr. Rodrigo Alexandre Teixeira, Cleberson Paião, Gismaire Aparecida da Costa Vacchiano, Dra. Nívea Lorena Torres e Carolina Lopes de Morais.

Durante o Seminário, foram trabalhados os seguintes assuntos: Defesas do indivíduo e Demandas de trabalho; enfermeiras na fronteira Brasil/Bolívia e Prevenção ao Suicídio.

Entre os palestrantes estavam a Dra. Dórisdaia de Carvalho Humerez (Enfermeira Doutora em Enfermagem, com Residência em Psiquiatria); o Psicólogo Renisson Costa Araújo (mestre em Psicologia); o enfermeiro da Marinha do Brasil e mestrando do Programa de Estudos Fronteiriços da UFMS, Dr. Júlio Ricardo França e o capitão do Corpo de Bombeiros e capelão do Hospital Universitário da UFMS, Edilson dos Reis.
Leia mais

 

Noticias

Coren-MS participa de ato por valorização da enfermagem

Cerca de 200 pessoas, entre profissionais e lideranças da enfermagem, se reuniram no dia 27 de janeiro, para a “Mobilização pela valorização da enfermagem em MS”, movimento em prol de reivindicações da categoria, como a redução da carga horária semanal para 30 horas, melhorias na remuneração e condições de trabalho dos profissionais. Saiba mais
Presidente do Coren-MS cobra demandas emergenciais ao Secretário Estadual de Saúde
CO presidente do COREN-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte e o assessor jurídico do órgão, Dr. Douglas da Costa Cardoso, estiveram reunidos no dia 10 de janeiro com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Geraldo Resende, para a discussão de demandas que têm afetado os profissionais de enfermagem e, consequentemente, a população de MS.
Saiba mais
Profissionais de enfermagem do HR de Ponta Porã realizam ato simbólico de reflexão
Os profissionais de enfermagem do Hospital Regional Dr. José Simone Netto, de Ponta Porã, realizaram um ato no dia 11 de janeiro, em solidariedade à morte da enfermeira Janaína de Souza, ocorrida em Campo Grande, no último dia 2. A profissional estava com depressão e suspeita-se que tenha cometido suicídio. Saiba mais.
Coren-MS entra com Ação Civil Pública contra Hospital Municipal de Naviraí
O Coren-MS entrou no dia 11 de janeiro com uma Ação Civil Pública contra o Hospital Municipal de Naviraí, pleiteando contratações de profissionais de enfermagem. A ação se fez necessária em decorrência da sobrecarga de trabalho que os profissionais estão sendo submetidos, que, consequentemente, acarreta no atendimento precário para a população. Saiba mais.
Presidente do Coren-MS denuncia sobrecarga de trabalho da categoria em entrevista
Em entrevista ao vivo no Programa Balanço Geral MS, da Record TV, no dia 4 de janeiro, o presidente do Coren-MS, alertou para os problemas emocionais que os profissionais de enfermagem têm vivido em decorrência da exaustiva carga horário de trabalho e comentou sobre a baixa remuneração paga aos profissionais da categoria. Saiba mais.
Profissionais de enfermagem de Chapadão do Sul realizam mobilização pelas 30 horas
Um grupo de 80 profissionais de enfermagem de Chapadão do Sul realizaram na Praça de Eventos do município, no dia 28 de janeiro, uma mobilização em prol de melhorias para a categoria. A principal reivindicação foi em relação à redução da jornada de trabalho para 30 horas. Saiba mais.
Profissional
Balanço de 2018 aponta aumento de ações realizadas pelo Coren-MS
Em 2018, O Coren-MS conseguiu implementar ações que propiciaram o incremento no quantitativo de procedimentos fiscalizatórios, além de readequações organizacionais e administrativas no Departamento de Fiscalização. Uma das funções prioritárias do Conselho é a fiscalização de postos de saúde, unidades hospitalares e hospitais. Ao constatar situações irregulares, a autarquia entra em contato com gestores para a realização de Termos de Ajustamento de Condutas (TACs), Termos de Comparecimento (TECs) e abre Ações Civis Públicas, quando a instituição não cumpre o estabelecido na Lei 7498/86. Saiba mais.
Profissional
Profissionais de enfermagem protestam contra déficit de funcionários em Naviraí
Um grupo de técnicos e auxiliares de enfermagem de Naviraí se reuniram nesta terça-feira (05/02) em uma manifestação, em frente à Santa Casa do município, para protestar em relação a alguns problemas que a categoria tem enfrentado. As maiores reivindicações são o déficit de profissionais em âmbito local e a autorização para o enquadramento dos auxiliares de enfermagem na função de técnicos de enfermagem Saiba mais.
Rodape

 





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem