07/03/2018

Hemocentros de todo o país pedem ajuda aos doadores

Hemocentros de todo o país pede ajuda aos doadores

Foto: Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, Hemocentros de todo o país pedem ajuda aos doadores de sangue, pois os estoques de várias cidades estão baixos. A queda nas doações aumenta sempre em período de férias escolares e nos feriados prolongados, além de outros fatores.

Com estoques reduzidos o Ministério da Saúde quer priorizar os estoques dos Hemocentros. Desse modo é importante ressaltar que os doadores devem doar sangue sempre antes de viajar ou até mesmo antes de se vacinarem contra a febre amarela.

Conforme dados do Ministério, são realizadas de 3,4 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Números de 2016 apontem que 1,6% da população brasileira (16 mil habitantes) doa sangue. Mesmo que os números estejam dentro do percentual dos parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 1%, o Ministério da Saúde se esforça para aumentar a taxa.

O Brasil possui, atualmente, 32 hemocentros coordenadores e 2.033 serviços de hemoterapia, incluindo hemocentros regionais, núcleos de hemoterapia, unidades de coleta e transfusão, central de triagem laboratorial de doadores e agências transfusionais. A doação de sangue é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco com o doador.

É importante lembrar que o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea.

Para doar

Conforme as normas brasileiras, para que alguém possa ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos devem ter o consentimento dos responsáveis, aqueles que estão entre 60 e 69 anos só poderão doar se já tiver feito antes dos 60. Além da idade é preciso estar pesando, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

No dia da doação o candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas anteriores. Doadores, não se esqueça de levar documento de identidade com foto. Para o homem a doação deve ser de quatro ao ano, já para as mulheres três. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Fonte: Ministério da Saúde





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem