03/10/2018

ETSUS realiza projeto inovador em unidades de saúde da Capital

“Um dos nossos objetivos é reduzir os índices de pessoas doentes nos hospitais e desenvolver uma sociedade mais saudável”, ressaltou

Foto: Sesau

Com um projeto inovador alunos do curso técnico de enfermagem da ETSUS (Escola Técnica do Sus) percorrem unidades de saúde da Capital para levar orientação à população. De acordo com a coordenadora do curso a enfermeira, Dra. Denise Rodrigues, a ação é voltada ao atendimento Primário da Saúde. Na manhã da última terça-feira (2) o grupo esteve na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Mário Covas – região sul de Campo Grande.

Os alunos realizaram no Mário Covas uma palestra sobre alimentação saudável para crianças e adultos. O foco da ação era incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis para o controle de doenças e melhor desenvolvimento das crianças.

A Dra. Denise explica que o projeto é inovador e que aumenta o conhecimento dos estudantes de nível técnico com um contato mais amplo com a sociedade. Além de falar sobre alimentação outros temas também são abordados. “No mês passado fizemos ações que abordava sobre o suicídio devido ao ‘Setembro Amarelo”. Este mês começamos a falar sobre alimentação”, disse.

Foto: Sesau

“E como estamos no ‘Outubro Rosa’ iniciaremos na semana que vem a falar sobre o câncer do colo de útero”, acrescentou.

Conforme a coordenadora Denise, os estudantes que atuam nas ações são do segundo módulo do curso. Ela disse ainda que, sete grupos formados por quatro alunos percorrem as unidades de saúde da Capital para atender a população.

Além da UBSF do Mário Covas, unidades dos bairros como o Coophavila e do Parque do Sol receberam as ações da ETSUS. O CAPS (Centro De Atenção Psicossocial III) do Aero Rancho também contou com a visita dos estudantes do curso técnico de enfermagem.

 

      Sociedade mais saudável

Foto: Sesau

 

A enfermeira e professora, Dra. Aretuza Iseppi, que acompanha os alunos ressalta que esse projeto é muito importante, não só para os alunos, mas também a toda sociedade. “No Mário Covas aproveitamos o “hiperdia”, que visa prevenir problemas relativos à hipertensão e diabetes, para realizar nossa ação”, explicou.

“Em nossa palestra falamos sobre a importância de uma alimentação correta e a quantidade de açucares que contém em alguns alimentos e os riscos que isso pode ocorrer em nossa saúde”, afirmou.

“Um dos nossos objetivos é reduzir os índices de pessoas doentes nos hospitais e desenvolver uma sociedade mais saudável”, ressaltou.

Além de servir como estágio, as ações da ETSUS aprimora o conhecimento dos estudantes a humanização de cada um como futuros profissionais da enfermagem.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem