24/09/2020

Enfermeiros da UPA de Três Lagoas participam de oficina sobre CIPE

Aulas foram realizadas por meio da plataforma digital Telessaúde MS

Nesta segunda-feira (21), enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Lagoas receberam oficina on-line sobre Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, a CIPE®. A demanda surgiu de pedido dos próprios profissionais participantes, tendo em vista a necessidade de implementação das atividades para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na unidade.

Considerando as limitações para eventos presenciais em decorrência das medidas preventivas à Covid-19, optou-se por solicitar parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS), para uso da plataforma Telessaúde MS, que possibilitou a interação on-line entre o grupo de enfermeiros participantes e a professora ministrante, Dra. Juliana Cerutti, do Colegiado de Sistematização de Assistência de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande-MS (Sesau).

Participaram como apoiadores locais dois professores curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) campus Três Lagoas, Profa. Dra. Silvana Barbosa Pena e Prof. Dr. Roberto Della Rosa Mendez. A oficina foi organizada pela  Dra. Vânia Paula Stolte, coordenadora da Câmara Técnica de Educação do Coren-MS.

Plataforma está disponível no site telessaude.saude.ms.gov.br

A experiência foi considerada piloto, pois foi restrita aos enfermeiros plantonistas da UPA de Três Lagoas. Os resultados foram proveitosos. “A tecnologia do Telessaúde mostrou-se de grande potencial para promovermos a educação permanente de mais profissionais de Enfermagem do Estado”, avalia o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte.

Sobre a CIPE® – A Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem é uma taxonomia de diagnósticos e intervenções de enfermagem amplamente divulgada e incentivada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros. A CIPE® não tem custos adicionais para sua implantação, como o pagamento de direitos autorais, podendo ser utilizada pelo serviço de enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde. A CIPE® versão 2019-2020 está disponível em vários idiomas, incluindo o português, no link https://www.icn.ch/what-we-do/projects/ehealth/icnp-browser.