12/04/2018

Enfermeiro Obstetra, parabéns pelo seu dia

Nessa quinta-feira se comemora o “Dia Nacional da Enfermagem Obstétrica”

Desde o princípio da vida, que se inicia já no ventre da mãe, nós precisamos de cuidados e para acompanhar esses passos da gestação um dos profissionais mais importantes nesse ciclo é o enfermeiro obstetra. E nessa quinta-feira (12) se comemora o “Dia Nacional da Enfermagem Obstétrica”.

O enfermeiro obstetra trabalha na assistência à gestante em várias partes de sua vida focando no período da gravidez. Esse profissional é especializado para analisar de forma mais crítica a mãe e o bebê durante a gestação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o enfermeiro dessa área é habilitado para realizar qualquer tipo de parto natural que não haja nenhuma complicação na saúde da mulher e de seu filho.

No pós-parto esse profissional também fica responsável em cuidar da mãe para que seu organismo volte as condições normais o quanto antes, além de passar orientações á mulher dos cuidados necessários com o recém-nascido.

Legislação

A data nacional homenageia Marie Josephine Durocher, francesa naturalizada brasileira que foi a primeira e única mulher a se matricular na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, no Curso de Parteiras, em 1833.

Legislação – A assistência à gestante, o acompanhamento do trabalho de parto e a execução do parto sem distócia estão entre as atribuições dos enfermeiros generalistas enquanto integrantes das equipes de Saúde, conforme o artigo 11 da Lei 7498/86. Os enfermeiros obstétricos e obstetrizes, especialistas em parto normal, têm autonomia profissional na assistência, conforme o artigo 9º do decreto 94.406/87.

(Com Cofen)





  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem
  • BannerLateralAnjosEnfermagem