13/09/2018

Enfermagem realiza exames preventivos e desafoga em 30% unidades de saúde

Exame preventivo papanicolaou em horário alternativo é realizado por equipe de enfermagem de Coxim

Dra. Jackeline Cardoso ao centro (Foto: arquivo pessoal)

Exame preventivo papanicolaou em horário alternativo, feito exclusivamente por equipe de enfermagem, deve desafogar em 30% atendimento às mulheres em unidade de saúde de Coxim – a 253 km de Campo Grande, é o que avalia a enfermeira, Dra. Jackeline Cardoso dos Santos, coordenadora do programa “Saúde para Mulher”. A ação será realizada nesta quinta-feira (13) das 18h às 21h, na Policlínica Lourdes Fontoura.

De acordo com a Dra. Jackeline esse horário é direcionado às mulheres que não dispõem de tempo para irem no período da manhã ou da tarde nas unidades de saúde. Com esse horário a responsável pelo programa, que faz parte do projeto “A Saúde Vai até Você” da prefeitura, afirma que, além de ajudar quem precisa, a ação vai desafogar os atendimentos em outras unidades de saúde do município.

“Na verdade o nosso principal objetivo é atender que não tem muito tempo, mas nossa equipe acaba que por reduzir a demanda em outras unidades, pois se a mulher vem e faz o atendimento com a gente ela não precisa ir a outro lugar”, afirmou.

“Com essa alternativa a gente desafoga os atendimentos em outras unidas em pelo menos 30%”, apontou.

A coordenadora do programa Saúde para Mulher destacou que a ação é feita exclusivamente por profissionais da enfermagem que conta com seis pessoas entre técnicos (a), auxiliares (a) e enfermeiros (a). Ela informou que, a equipe vai atender e fazer toda a consulta clínica, coletar o preventivo e também exame clínico das mamas.

Jackeline Cardoso revelou que o município realizou pelo menos 400 exames preventivos, mas que este número pode ser superado. “Com o projeto ‘A Saúde Vai até Você’, nós visitamos as lojas de Coxim e percebemos que muitas mulheres saem do trabalho às 18h e as unidades de saúde fecham às 17h. Isso é dos pontos que muitas deixam de lado os cuidados à saúde”, disse.

“Por isso que resolvemos fazer um horário alternativo e com profissionais que não têm contatos com as pacientes”, explicou.

Importância

A enfermeira de Coxim destaca a importância de se fazer exame preventivo papanicolaou. A profissional da saúde disse que, àquelas que iniciaram suas atividades sexuais, até mesmo as que não tenham mais, devem fazer anualmente a prevenção. Pois isso ajuda a detectar se existe algum caso de câncer, se há alguma célula com anormalidades. “Sabemos que doenças descobertas no início as chances de cura são maiores”, afirmou.

O preventivo deve ser feito uma vez ao ano, caso a mulher não obtiver nenhuma anormalidade, se houver alguma alteração deve ser feito de seis em seis meses durante dois anos. O Ministério da Saúde preconiza que a idade mínima para iniciar a prevenção é a partir dos 25 até os 64 anos. “Mas indicamos que seja feito ao iniciar a atividade sexual”, lembrou Jackeline.

“Mesmo com relacionamento fixo o papel do homem para prevenir problemas em suas parceiras é usar a camisinha, pois ele é o maior transmissor das IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e do HPV,  transmitido pelo homem à mulher”, alertou Dra. Jackeline.

Conforme Jackeline o HPV é uma das responsáveis  pelo câncer do colo de útero. Esse trabalho de atendimento alternativo é realizado pela primeira vez em Coxim, conforme a responsável pelo programa “Saúde para Mulher”, outras datas serão abertas, mas ainda não há dias confirmados. Para o atendimento de hoje a noite a expectativa é atender 40 mulheres.

O papanicolaou é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório. Seu principal objetivo é prevenir contra o câncer de colo de útero.

Secretaria de Saúde de Coxim

Foto: Assessoria

O projeto “A Saúde vai até você” teve início no dia 30 de agosto, ocasião em que uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde foi ao comércio da rua Filinto Muller oferecer atendimento a comerciantes e comerciários que não têm tempo para cuidar da saúde.

Nesta primeira ação do projeto, foram realizados 32 testes rápidos, 31 agendamentos de exames preventivos, três agendamentos de combate ao tabagismo e aproximadamente 100 orientações em saúde. (Com assessoria da Prefeitura de Coxim)

 

 

 





  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem