08/11/2017

Encontro apresenta experiências exitosas da Enfermagem militar

Profissionais das forças auxiliares palestraram nesta terça-feira (7/11)
O 20º CBCENF sediou, nesta terça-feira (7/11), o III Encontro dos Profissionais de Enfermagem Militares. Quatro palestras foram apresentadas durante a tarde e mediadas pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) e membro da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares, Wilton José Patrício. O encontro serviu para debater experiências exitosas de cada corporação militar e a importância do trabalho dos profissionais de enfermagem nas forças armadas e auxiliares.

Público acompanha uma das palestras do III Encontro dos Profissionais de Enfermagem Militares.

O evento foi aberto pelo tenente coronel bombeiro e também membro da comissão, Gilson Hanszman. Em sua fala, Gilson enalteceu a atuação da enfermagem militar brasileira e desejou que “esse encontro de hoje seja um marco para que a enfermagem militar possa caminhar”. Finalizou sua fala desejando que futuramente tenham mais profissionais de enfermagem no poder legislativo, tomando decisões em favor da categoria.
A primeira palestra foi apresentada pela tenente coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) Marcleyde de Azevedo. Ela apresentou um estudo histórico da enfermagem dentro da Polícia Militar do Rio de Janeiro desde 1994, quando foram criados os cargos, até os dias de hoje. Em seguida, A major da PMERJ Maria Estela Galdeano apresentou o tema “APH Tático: Uma realidade no RJ e a atuação da Enfermagem Operacional no COE – BOPE”.
A terceira palestra do dia foi feita pelo major bombeiro Flávio Sampaio, que fez uma apresentação do Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-Hospitalar (CEPAP), dos Bombeiros, mostrando a metodologia – baseada na simulação – que é utilizada durante a aprendizagem dos alunos.
Por fim, o Sargento da Polícia Militar da Paraíba, Orlando Ventura, explanou sobre a atuação da Enfermagem em Hemoterapia. Durante a sua apresentação, demonstrou os processos de doação de sangue e de transplante de medula óssea, explicando pontos importantes sobre os procedimentos.
O 20º CBCENF ocorre até a próxima sexta-feira (10), no Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Fonte: Ascom – Cofen





  • vagas enfermagem
  • BannerLateralMunean
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralAnjosEnfermagem