09/07/2018

Em curso de Curativo, técnica relembra drama que viveu com o filho

O filho da senhora Rosana da Silva sofreu um grave acidente no início deste ano e ficou gravemente ferido

Rosana e seu filho Nelson (Foto: arquivo pessoal)

A técnica de enfermagem, Rosana da Silva Alves de Oliveira, de 43 anos, de Nova Andradina – a 304 km de Campo Grande, que participou do curso de Atualização em Curativos, realizado, no mês passado, pelo Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), contou sua experiência  quando o seu filho sofreu um grave acidente, em fevereiro deste ano, e ficou com vários ferimentos. Para a profissional, a capacitação é algo que deve ser feito com mais frequência por todos da área da saúde.

A senhora Rosana sofreu um drama familiar, no dia 11 de fevereiro deste ano, quando o seu filho, Nelson de Oliveira Júnior, 24 anos, motorista de caminhão boiadeiro, sofreu um grave acidente. O jovem seguia, já no período a noite, pela MS-475, rodovia que dá acesso a Novo Horizonte do Sul, durante a viagem o condutor do caminhão, carregado com dez bovinos, caiu em uma cratera, no meio da rodovia.

O rapaz que estava no carona, Daniel Rodrigues da Silva, de 18 anos, morreu no momento do acidente. Nelson ficou com ferimentos graves nas duas pernas, ele foi encaminhado ao Hospital da Vida de Dourados. Segundo sua mãe, o rapaz ficou no hospital por 30 dias, mas foi transferido para Santa Casa de Campo Grande, pois seus ferimentos se agravaram.

Na Capital, Oliveira ficou hospitalizado por mais 50 dias. “Nesse período eu dava banho, só não realizava os curativos, auxiliava as meninas [da Enfermagem] a cuidar das feridas”, lembrou.

“Meu filho teve ferimentos no fêmur das duas pernas e também na tíbia do lado esquerdo”, acrescentou.

Atualização em Curativos

Rosana Silva e a Dra. Fernanda Félix

A profissional, Rosana da Silva, contou um pouco do seu contato quando participou do minicurso sobre Atualização de Curativos ministrado pela enfermeira, Dra. Fernanda Guimarães Félix de Lima, realizado, no dia 27 do mês passado, pelo Coren-MS no auditório da Prefeitura de Nova Andradina. A senhora Rosana disse que, com os cuidados que teve com o seu filho somado ao minicurso, seus conhecimentos se ampliaram ainda mais. “Agora acredito que sou uma especialista em curativos”, brincou.

“Se hoje me entregarem um paciente para realizar o procedimento de curativo, pode ter certeza que vou fazer, dou conta. Foi muito bom o curso, aprendi um pouco mais, como eu trabalho no centro cirúrgico eu não tinha tanto contato com feridas”, acrescentou.

Para a técnica de enfermagem, mesmo trabalhando na área é importante que o profissional renove a cada dia o seu conhecimento. Ela diz ainda fala que esses cursos contribuirão com as dúvidas que cada um tem no dia a dia durante o atendimento. Conforme a mãe do Nelson de Oliveira, ele está bem e se recupera em casa, para andar longos caminhos o jovem precisa da cadeira de rodas, mas em sua residência precisa apenas da muleta. Uma grande evolução segundo Rosana. O jovem teve suas feridas cicatrizadas e faz um acompanhamento com uma fisioterapeuta e assim voltar à vida normal.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem