22/04/2019

Em 445ª ROP, Plenário do Coren-MS recebe visitas de Sindicato, vereadora e CRF/MS para firmar ações conjuntas

A reunião serviu para aproximar representações da área da saúde e firmar parcerias

Representantes do SINTE/PMCG participam de ROP

O Plenária do Coren-MS se reuniu nos dias 16 e 17 para a realização da 445ª ROP. A reunião ocorreu no auditório da sede do Coren-MS e teve a participação da enfermeira e vereadora, Drª Cida do Amaral, de representantes do Sindicato de Enfermagem do Município de Campo Grande (SINTE/PMCG), do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O objetivo da presença dessas autoridades e instituições, foi o alinhamento de estratégias em prol de melhorias para a categoria.

Durante a visita dos representantes do SINTE/PMCG à reunião, o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, destacou as ações realizadas pelo Coren-MS na capital e propôs uma parceria com o Sindicato. “O Conselho se depara em Campo Grande com problemas voltados a ações trabalhistas, déficit de profissionais de Enfermagem e carência de materiais, por exemplo. Várias ações já foram tomadas pela autarquia, como fiscalizações, propostas de TAC, reuniões com o Ministério Público, entre outras. Para ganharmos ainda mais força, precisamos realizar uma ação em conjunto com o SINTE”, solicitou.

O presidente do Sindicato, Dr. Ângelo Evaldo de Macedo, aprovou a sugestão do representante do Coren-MS e demonstrou preocupação com a proposta de horário estendido realizado pela Prefeitura de Campo Grande. “O grande problema do horário estendido é que os profissionais são sobrecarregados com mais serviço e se contrata pouco. Por isso, precisamos buscar alternativas a curto prazo e o primeiro passo é o SINTE e o Coren-MS somarem forças”, enfatizou.

Além do presidente do SINTE/PMCG, esteve também presente na reunião o vice-presidente do Sindicato, Dr. Gustavo Moura Maidana.

Vereadora Drª Cida do Amaral esteve presente na ROP

Comissão Permanente de Saúde

Durante a visita da enfermeira, vereadora e vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde de Campo Grande, Drª Cida do Amaral, foi sugerido pelo presidente do Coren-MS, aspectos que a Comissão pode trabalhar em prol da categoria. “Por meio do trabalho realizado no Coren-MS, percebe-se que a população campo-grandense cresceu, mas a prestação de serviços não acompanha esse crescimento. A saúde do trabalhador deve ser a prioridade, por isso a Comissão pode trabalhar em aspectos que estão prejudicando muito a categoria, como a falta de recursos humanos e de materiais”, sugeriu.

A vereadora Cida do Amaral destacou a importância da visita ao Plenário do Conselho. “Como representante da Comissão Permanente de Saúde, foi muito importante ouvir os anseios e ver como o Coren-MS está atuando. Portanto, uma das prioridades será se fazer cumprir o dimensionamento nas unidades de saúde do município de Campo Grande”, revelou.

Representantes do CRF/MS e CFF estiveram presentes na ROP do Coren/MS

Ações em conjunto

Com o objetivo de estreitar laços entre autarquias federais e criar ações em conjunto, dentre elas, de fiscalização, representantes do CRF-MS e do CFF também estiveram presentes na 445ª ROP do Coren-MS.

O vice-presidente do CRF/MS, Dr. Alexandre Correa, avaliou positivamente o encontro. “Esta foi a nossa segunda reunião para tratarmos desse assunto. A ideia é alinhar as ideias para ações em conjunto, como a questão das fiscalizações”, destacou.

Estiveram presentes pelo CRF-MS, o vice-presidente, Dr. Alexandre Correa e o advogado da autarquia, Dr. Adam Macedo. Pelo CFF, a Conselheira Federal de MS, Drª. Márcia Saldanha, prestigiou a reunião.

Semana da enfermagem

Ainda durante a reunião, ficou previsto que a abertura da VIII Semana da Enfermagem será realizada em Campo Grande, no dia 13 de maio, na Câmara Municipal. Em Dourados, a previsão é que o evento seja realizado nos dias 08 e 09 de maio.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem