30/04/2019

Em 134ª REP, Deputado Federal Beto Pereira assina carta de apoio aos projetos da Enfermagem

Durante a reunião, o Deputado ouviu as demandas da categoria expostas pelos conselheiros do Coren-MS

O Plenário do Coren-MS recebeu em sua 134ª Reunião Extraordinária de Plenário, a visita  do Deputado Federal Beto Pereira (PSDB), a fim de firmar apoio com o parlamentar nos projetos da categoria que tramitam na Câmara dos Deputados Federais, no Senado e na Presidência da República, além de discutir os impactos da Reforma da Previdência para a enfermagem.

Durante a reunião, o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, emitiu uma carta de apoio aos projetos da Enfermagem que tramitam no Congresso, para que o parlamentar assinasse. “É de extrema importância termos um dos representantes de Mato Grosso do Sul no Congresso, ouvindo nossas demandas. Por isso, solicitamos que ele assinasse uma carta de apoio aos Projetos de Lei que envolvem nossa categoria e que tramitam na Câmara”, explicou Sebastião Duarte.

O Deputado agradeceu o convite e sugeriu intensificação nos Projetos de Lei que envolvem a categoria. “É muito gratificante estar aqui ouvindo dos representes do Coren-MS as demandas necessárias para a categoria. Devemos, junto, fazer uma força tarefa onde estão esses projetos, de forma pontual, para que tenhamos resultado”, afirmou.

Reforma da Previdência e condições precárias de trabalho

Devido ao fato do Deputado Beto Ferreira compor a Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados Federais, os conselheiros presentes na reunião aproveitaram a oportunidade para externar seu posicionamento em relação aos impactos que a Reforma pode gerar aos profissionais da categoria.

A conselheira Gismaire Aparecida da Costa Vacchiano demonstrou preocupação com a forma como está sendo conduzida a atual Reforma. “A nova Proposta de Reforma da Previdência é preocupante, considerando que o Plano de idade mínima para atingir a Aposentadoria Especial, é aos 60 anos de idade. Dessa forma, o profissional que começar a trabalhar aos 25 anos, por exemplo, trabalhará por mais 35 anos se expondo a agentes insalubres o que ocasionaria um alto índice de absenteísmo”, alerta.

A conselheira Drª Nívea Lorena Torres endossou a preocupação com a nova proposta e expôs os problemas enfrentados pela categoria cotidianamente. “Os profissionais de enfermagem estão mais sujeitos a desgastes físico e psíquico devido a convivência com a dor, tristeza e morte dos pacientes, além das condições precárias de trabalho. Em hospitais, por exemplo, a assistência de enfermagem é fundamental para suprir as necessidades de higiene, alimentação e conforto dos pacientes que estão impossibilitados de supri-las por si só”.

Beto Pereira ouviu atentamente a explanação das conselheiras e afirmou que tais situações serão apresentadas para a Comissão.


Anexos

Carta de apoio do Deputado Federal Beto Pereira aos Projetos da Enfermagem

Carta de apoio do Deputado Federal Beto Pereira aos Projetos da Enfermagem

300 KB pdf Baixar




  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem