15/04/2019

Durante Seminário, presidente do Coren-MS alerta gestores sobre problemas no sistema de saúde de Dourados

O evento, ocorrido no dia 6 de abril, teve como tema "Tríplice epidemia (Dengue, Chikungunya e Zika): informações confiáveis e perspectiva ...

O presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, participou no dia 6 de abril, do Seminário – “Tríplice epidemia (Dengue, Chikungunya e Zika): informações confiáveis e perspectivas de enfrentamento”, ocorrido na Câmara Municipal de Dourados.

Durante o evento, o representante do Conselho cobrou os legisladores públicos presentes a respeito de problemas no sistema de saúde do município e criticou a falta de articulação entre as instituições. “Dourados não tem um quantitativo de profissionais suficiente para atender a população e a Rede de Atenção a Saúde não é estruturada e articulada. As pessoas vão em várias unidades de saúde do município e não contam com médicos, sendo atendidas por enfermeiros. Esse profissional então emite uma declaração de comparecimento ao trabalhador, mas esta declaração não é aceita, inclusive por órgãos públicos. Onde está a autonomia deste profissional para contribuir com a sociedade? Além disso, muitas vezes a UPA não conversa com a Atenção Básica. Ou seja, o paciente vai a UPA, é atendido, mas sai dali sem sequer uma receita e é orientado para ir em uma UBS”.

O presidente do Coren-MS criticou a ausência de equipamentos em unidades de saúde do município. “Nós temos Unidades de Saúde em Dourados que não contam com esfignomamometro, um aparelho para verificar pressão arterial. Se chegar um paciente, com suspeito de dengue para fazer a prova do laço, seria fundamental ter esse aparelho, por exemplo”.

O presidente da autarquia ressaltou o fato de ser a segunda vez em que está na Câmara Municipal de Dourados, fazendo as mesmas cobranças aos gestores. “Esta não é a primeira vez que estou nesta Casa de Leis, falando sobre os resultados das fiscalizações feitas pelo Coren-MS em Dourados, que não trazem um bom diagnóstico”, lamentou.

Segundo Sebastião Duarte, as autoridades não estão dando a devida atenção a aspectos prioritários na saúde. “Tem que olhar com atenção o quantitativo de profissionais na saúde. Não adianta montar muitas outras estratégias, sendo que o básico não está sendo feito. Essa responsabilidade é do Poder Público. Essa Casa de Leis já recebeu um relatório anteriormente do Coren-MS, já nos dispusemos a discutir o assunto e até o presente momento a situação só se agravou”, enfatizou.

Problema premeditado

Durante o seu pronunciamento, Sebastião recordou o documento enviado pelo Coren-MS aos Órgãos Públicos, alertando para os perigos da tríplice epidemia. “No mês de dezembro enviamos um ofício para a presidente desta Casa de Leis, para o MPF e para o Ministério Público Estadual, informando que se a atual situação do município não melhorasse, iria acontecer o que está acontecendo agora, que são pessoas morrendo por doenças evitáveis”, explicou.

O presidente do Coren-MS falou ainda quais medidas estão sendo tomadas pela autarquia, em decorrência das irregularidades constatadas nas fiscalizações. “O Coren-MS contribui com o diagnóstico de saúde de Dourados e região e infelizmente tivemos que ingressar com uma Ação Civil Pública, em desfavor ao município de Dourados, justamente para proteger a saúde da população e não sermos depois culpados de prevaricação. Afinal, nós alertamos sobre esses problemas com muita antecedência, antes das pessoas morrerem”.

Sebastião Duarte explicou que os gestores públicos não devem transferir a culpa de tais problemas somente para a população. “Os gestores não podem transferir ao povo uma responsabilidade que também é deles. Seria viável, por exemplo, os legisladores criarem Projetos de Lei nas escolas, como educação ambiental, formar parceiros e articular os serviços de saúde”, sugeriu.

Entre as autoridades presentes estavam o Deputado Estadual Dr. Renato Câmara e o vereador de Dourados, Dr. Alan Guedes.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean