14/05/2018

Dr. Sebastião Junior palestra para acadêmicos de enfermagem da Anhanguera

A palestra está dentro das programações da 7ª Semana Sul-mato-grossense de Enfermagem

O presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Sebastião Junior Henrique Duarte, ministrou, na noite desta segunda-feira (14), dentro das programações da 7ª Semana Sul-mato-grossense de Enfermagem, a palestra sobre a Atuação do Enfermeiro Obstetra.

Dr. Sebastião Duarte abordou sobre o ciclo gravidico-pueperal, que é um período onde a gestante sofre várias transformações em seu corpo, além de transformações psícos sociais. Um período onde a mãe requer muito cuidado e atenção.

O presidente do Coren-MS, especialista na área obstétrica, reforçou o direito da mulher no momento do parto e a importância dos procedimentos corretos do Enfermeiro.

Rede Cegonha

Outro ponto importante destacado na palestra foi a Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que especifica bem a atuação da enfermagem como a classificação no acolhimento de gestantes, a internação e a realização do parto por enfermeiros, bem como o preenchimento da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e a alta hospitalar por enfermeiros.

Outro procedimento que teve um enfoque muito importante na palestra foi a episiotomia,  uma incisão efetuada na região do períneo. Conforme o Dr. Duarte, este procedimento não pode ser feito a todo momento, existem regras que devem ser seguidas. A prática deve ser realizada em casos extremos.

Os trabalhos realizados na Anhaguera/Uniderp, na Avenida Gury Marques, foi feito em conjunto com a coordenação do curso de enfermagem da Universidade, que também promovem a sua Semana de Enfermagem.





  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem