05/12/2018

Diretoria do Coren-MS participa de reunião com secretário de Saúde de Dourados

Entre os assuntos estava a necessidade de melhorar o fluxo de entrada de pacientes no HV


Diretoria do Coren-MS participa de reunião com secretário de Saúde de Dourads diretores do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte – presidente, Dr . Rodrigo Alexandre Teixeira – secretário, e o Sr. Cleberson dos Santos Paião – tesoureiro, participaram da reunião da Câmara Técnica de Atenção Hospitalar. O encontro foi realizado na terça-feira (4) no Núcleo Estadual de Saúde em Dourados. E foi coordenada pelo secretário da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do munícipio, Dr. Renato Vidigal. Entre os assuntos debatidos estava a necessidade de melhorar o fluxo de entrada de pacientes para o HV (Hospital da Vida).

Foi defendida a necessidade de os pacientes serem encaminhados via central de regulação, haja vista que atualmente muitos pacientes não chegam ao hospital por meio desse sistema. Dr. Vidigal expôs a situação de crise que atravessa o Hospital da Vida e através da regulação será possível melhorar o atendimento, especialmente dos pacientes em situação grave.

Dr. Sebastião agradeceu o convite feito ao Coren-MS para participar de um momento considerado histórico na localidade. Parabenizou os gestores presentes, pela preocupação em fazer cumprir preceitos do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da regulação e hierarquização dos recursos hospitalares. “É necessário o envolvimento do Ministério Público nessas reuniões”, destacou.

A mediação sanitária liderada Gabriel da Costa Rodrigues Alves da 2ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã propiciou a reorganização dos serviços de saúde daquela microrregião e confere segurança legal aos gestores. “É um modelo a ser seguido”, defendeu.

Na oportunidade foram colocados à disposição alguns serviços, como o atendimento de ortopedia no Hospital Regional de Ponta Porã, cirurgia geral no Hospital Regional de Dourados e Itaporã.
Dr. Rodrigo manifestou que há possibilidades dos serviços de saúde da região contribuírem mutuamente, como defendido pelo presidente do Coren-MS na audiência pública junto aos vereadores de Dourados.

Visando reforçar as possibilidades de atendimento à população, Dr. Duarte falou dos índices de ocupação dos hospitais de cidades da região, a exemplo de Naviraí com pouco mais de 60% de ocupação e Nova Andradina que não chega a 50%. Desse modo, os municípios precisam assumir mais serviços e dar mais resolutividade em nível local, sem ter que superlotar o hospital da Vida.

Representantes da auditoria do município de Dourados comentaram que implantarão nos próximos dias um fluxograma para regular a entrada de pacientes no Hospital da Vida.

Dimensionamento de pessoal

Na sequência os diretores deslocaram a Prefeitura de Dourados e, em reunião com os secretários de Saúde e de Administração, trataram do déficit no dimensionamento de pessoal de enfermagem nas unidades de saúde do município.

Dr. Sebastião comentou que o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul entrou com ação civil contra a gestão da UPA, gerida pela FUNSAUDE, por não ter prosperado nas possibilidades de os gestores adequarem o número de pessoal de enfermagem necessário.

O Secretário Municipal de Saúde requereu à secretária de Administração, Elaine Terezinha Boschetti Trota que faça a reposição dos profissionais aposentados e outros que não gerará custos ao município e que também seja atendido o que o Coren-MS vem requerendo para regularizar o dimensionamento de pessoal de enfermagem

Dr. Sebastião alertou para os prováveis problemas de saúde que estão por vir, como a Dengue, Chikungunya, conjuntivite e outras doenças sazonais. Se as unidades de saúde não estiverem com recursos humanos e materiais necessários, a consequência pode chegar à morte de parcela da população, como tem ocorrido em outras localidades.

A Secretária de Administração se comprometeu em conversar com a prefeita e responder ao Coren-MS sobre as deliberações, em no máximo 15 dias.





  • BannerLateral/e-dimensionamento
  • BannerLateralAnjosEnfermagem
  • banner_anaiss1-e1349203955613
  • BannerLateralMunean
  • vagas enfermagem