05/05/2011

Dia Mundial de Higienização das Mãos

Hoje é o Dia Mundial de Higienização das Mãos. O hábito de higienizar corretamente as mãos reduz infecções ...

Hoje é o Dia Mundial de Higienização das Mãos. O hábito de higienizar corretamente as mãos reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. É a medida individual mais simples e barata de prevenir a propagação de infecções na assistência. A data foi estabelecida para que sejam feitas diversas atividades de conscientização entre os profissionais de saúde.

No ano passado, a higienização das mãos foi bastante disseminada pelo COREN-SP dentro do Programa Segurança do Paciente. Essa prática, por ser cuidado limpo e seguro, é um dos dez passos para a segurança do paciente, listados na cartilha produzida pelo Polo São Paulo da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) e pela Câmara Técnica do COREN-SP.

A higienização pode ser feita com água e sabão, preparação alcoólica e anti-sépticos. Clique aqui para saber mais sobre as opções. Devem higienizar as mãos todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado.

Fonte: COFEN